logo

Schlüter®-KERDI-LINE

Aplicação e função

O Schlüter-KERDI-LINE é um sistema de escoamento linear composto por várias peças, destinado à montagem de bases de duche ao nível do pavimento revestidas a cerâmica, pedra natural ou revestimentos contínuos. 

Consiste num corpo do canal em aço inoxidável de embutidura profunda, bem como numa cobertura/construção de moldura que pode ser continuamente adaptada às espessuras do revestimento do pavimento utilizando o auxílio de montagem incluído no conjunto. As construções de moldura estão disponíveis em 2 versões. Como moldura de perfil com uma superfície visível de 10 mm de largura, escovada ou polida de alto brilho, ou como moldura de contorno.

O Schlüter-KERDI-LINE-H com escoamento horizontal está equipado com um sifão integrado e uma caixa de descarga.

Altura do suporte do canal:

  • DN 40 (40 mm) = 78 mm
  • DN 50 (50 mm) = 97 mm

O Schlüter-KERDI-LINE-H 50 G2 com escoamento horizontal para a frente está equipado com um sifão integrado e, em conformidade com a norma DIN EN 1253, possui uma capacidade de escoamento de ≥ 0,8 l/s com uma altura de acumulação de 2 cm e uma altura de retenção de água de 50 mm.

Altura do suporte do canal:

  •  DN 50 (50 mm) = 120 mm

O Schlüter-KERDI-LINE-F com escoamento horizontal para a frente está equipado com um sifão integrado na caixa de descarga.

Altura do suporte do canal:

  •  DN 40 (40 mm) = 60 mm

Schlüter-KERDI-LINE-V, -VS, -VOS para drenagem vertical, por exemplo, através da estrutura de pavimento, podem ser fornecidos opcionalmente com sifão integrado na caixa de descarga (KERDI-LINE-V) ou com um sifão de tubo (KERDI-LINE-VS) – também com escoamento excêntrico (KERDI-LINE-VOS).

Altura do suporte do canal:

  • DN 50 (50 mm) = 24 mm

Schlüter-KERDI-LINE-V 50 G2 para escoamento vertical está equipado com um sifão integrado e, em conformidade com a norma DIN EN 1253, possui uma capacidade de escoamento de ≥ 1,0 l/s com uma altura de acumulação de 2 cm e uma altura de retenção de água de 50 mm.

Altura do suporte do canal:

  •  DN 50 (50 mm) = 48 mm

Esta serve para a ligação segura do corpo do canal à impermeabilização conjunta na área do pavimento e em paredes verticais.

Assim, em conjunto com os sistemas de impermeabilização Schlüter-KERDI, Schlüter-DITRA 25, Schlüter-DITRA-HEAT ou Schlüter-KERDI-BOARD e as respetivas colas vedantes do sistema Schlüter-KERDI-COLL-L e Schlüter-KERDI-FIX, são realizadas impermeabilizações conjuntas testadas com escoamento em linha subsequente.

Nota: Schlüter-KERDI-LINE e as peças de moldura devem ser montadas através de cimento cola disponíveis no mercado. Não é permitida a utilização de silicone acético nas calhas, molduras e grelhas.

KERDI-LINE é um componente de sistema em conformidade com a norma de impermeabilização DIN 18534 em vigor na Alemanha e dispõe, em conjunto com os sistemas Schlüter acima indicados, de um certificado geral de construção (abP).

As classes de incidência de humidade conforme abP podem ser consultadas nas respetivas fichas de dados. KERDI-LINE é, em conformidade com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), um componente de um sistema com aprovação europeia (ETA = European Technical Assessment). Os produtos Schlüter indicados em cima testados com KERDI-LINE possuem marcação CE.

As superfícies visíveis da moldura de perfil e das coberturas, em versão fechada ou perfurada, são feitas de aço inoxidável escovado ou polido com alto brilho. Também pode ser fornecido um suporte para cerâmica com 17 mm de profundidade que encaixa na moldura de perfil. Além disso, está disponível um suporte de revestimento sem moldura e independente da altura (KERDI-LINE-D).

Com o Schlüter-KERDI-LINE-GTO, está disponível um sifão com tampa de secagem de silicone. Este pode ser utilizado em vez do sifão de dois componentes e impede a formação de odores que podem surgir em sistemas de escoamento pouco utilizados (em casas de banho de hóspedes, casas de férias, etc.) devido à secagem do sifão. Com uma capacidade de escoamento mínima de 0,4 l/s (conforme DIN EN 1253), o sifão de secagem também pode substituir permanentemente o sifão existente e, se necessário, compensar uma purga de ar insuficiente no sistema de escoamento (não aplicável no KERDI-LINE-F/-VS/-VOS).

Nota:
Os KERDI-LINE-H e -V podem ser instalados como sistema completo com a respetiva placa com inclinação Schlüter- KERDI-SHOWER-L com impermeabilização KERDI integrada (consultar a ficha de dados do produto 8.8). Em princípio, é possível instalar uma betonilha inclinada. A betonilha deve ser impermeabilizada na superfície com Schlüter-KERDI (consultar a ficha de dados do produto 8.1), DITRA 25 (consultar a ficha de dados do produto 6.1) ou DITRA-HEAT (consultar a ficha de dados do produto 6.4).

No KERDI-LINE-H 50 G2, -V 50 G2 e KERDI-LINE-F, é necessário instalar uma betonilha inclinada devido à construção da guia de escoamento. A betonilha deve ser impermeabilizada na superfície com Schlüter-DITRA 25 (consultar a ficha de dados do produto 6.1) ou DITRA-HEAT.

Como complemento para o sistema, estão disponíveis Schlüter-SHOWERPROFILE-S e -R (consultar a ficha de dados do produto 14.1) para o remate de paredes ou pavimento. Para a inclinação das paredes laterais, o SHOWERPROFILE-S está construído em forma de cunha, de acordo com a inclinação. As paredes envolventes devem ser impermeabilizadas com Schlüter-KERDI (consultar a ficha de dados do produto 8.1) ou instaladas como impermeabilização com Schlüter-KERDI-BOARD (consultar a ficha de dados do produto 12.1).
 

Isolamento acústico

Para cumprir os requisitos de isolamento acústico em conformidade com as normas DIN 4109, VDI 4100, ÖNORM B 8115-2 ou SIA 181, Schlüter-KERDI-LINE-SR é uma membrana de isolamento acústico que, com as variantes de construção testadas do KERDI-LINE-H 40 e -H 50, cumpre as exigências de nível de ruído de impacto sonoro e de instalação, bem como de ruído de utilização. Encontra informações detalhadas na base de planeamento KERDI-LINE-SR.


Schlüter®-Kerdi-Line

Modo de aplicação

Seguem-se as etapas de trabalho dos sistemas de escoamento em linha.

Para obter descrições detalhadas, consultar as instruções de montagem em separado:

  • Schlüter-KERDI-LINE-H
  • Schlüter-KERDI-LINE-H 50 G2
  • Schlüter-KERDI-LINE-F
  • Schlüter-KERDI-LINE-V
  • Schlüter-KERDI-LINE-V 50 G2
  • Schlüter-KERDI-LINE-D (suporte de revestimento)


Instalação em caso de altura de construção reduzida:

Os KERDI-LINE-H -H 50 G2 e -F destinam- se ao escoamento horizontal na estrutura de pavimento, sendo o KERDI-LINE-F particularmente adequado para reabilitações e modernizações devido à sua reduzida altura de instalação de apenas 60 mm. Caso seja possível o escoamento através da estrutura de pavimento, pode ser implementada uma altura de instalação de ≥ 24 mm, por exemplo, com o KERDI-LINE-V.

Schlüter®-KERDI-LINE-H
Escoamento horizontal

  1. O suporte do canal é colocado sobre uma base plana e com a altura correta. Para fins de compensação de desníveis e da altura, o suporte do canal também pode ser alinhado com precisão em pedaços de argamassa dispostos com frequência suficiente ou uma camada de nivelamento em toda a superfície.

    Em caso de instalação na parede, o corpo do canal deve ser alinhado de acordo com a espessura do revestimento da parede.

    Em caso de instalação ao centro, o suporte do canal é dimensionado de forma simétrica com a ajuda da faixa de enchimento incluída.

    Nota: para melhorar o isolamento acústico na área de duche, deve-se colocar a membrana de isolamento KERDI-LINE-SR e uma faixa de isolamento de rebordo na área do rebordo.

    As membranas de isolamento acústico devem ser colocadas soltas com uma articulação no teto maciço nivelado. Certificar-se de que o lado impresso está virado para cima. Para evitar pontes acústicas, as articulações podem ser fixadas com a cobertura para articulações Schlüter-DITRA-SOUND-KB.

    Para obter mais detalhes sobre a instalação de versões de sistema testadas, de acordo com os requisitos de isolamento acústico das normas e regulamentos relevantes, consultar a base de planeamento.
     
  2. O corpo do canal é inserido no suporte do canal, com um tubo de escoamento devidamente cortado que deve ser ligado ao sistema de escoamento de águas do edifício.

    Deve, então, verificar-se a impermeabilização.
     
  3. Em seguida, a placa com inclinação Schlüter-SHOWER-L é instalada contra o canal de escoamento KERDI-LINE-H, montado com precisão, sobre uma camada de nivelamento suficientemente resistente em betonilha ou enchimento isolante ligado, com a altura adequada, nivelada com o rebordo superior do suporte do canal (consultar a ficha de dados do produto 8.8).

    Em alternativa, pode ser instalada uma betonilha inclinada com a altura adequada e retirada sobre o rebordo superior do suporte do canal.
     
  4. Para colar a guarnição KERDI, aplica-se a cola vedante KERDI-COLL-L na impermeabilização de superfície que se segue (consultar a ficha de dados do produto 8.4) usando uma talocha dentada de 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm. A guarnição KERDI fica, assim, incorporada em toda a superfície.

    Deve prestar-se atenção ao tempo em aberto. As ligações de parede também devem ser realizadas corretamente, com fitas de vedação KERDI coladas com KERDI-COLL-L.
     

Schlüter®-KERDI-LINE-H 50 G2
Escoamento horizontal com altura de retenção da água de 50 mm

  1. Para alcançar a altura mínima de construção de 120 mm, o adaptador (profundidade máx. de encaixe 90 mm) deve ser encurtado para uma profundidade mínima de encaixe de 15 mm.
     
  2. O adaptador deve ser novamente colocado no corpo do canal e bem aparafusado.
     
  3. A caixa de descarga deve ser colocada no adaptador e pressionada.
     
  4. Deve ser criada uma base nivelada na área do suporte do canal com cimento cola. O corpo do canal, incluindo o suporte do canal, é colocado na caixa de descarga e pressionado. Qualquer compensação de altura necessária pode ser realizada com pedaços de argamassa. A caixa de descarga deve ser protegida contra o deslizamento do adaptador. Em caso de instalação na parede, o corpo do canal deve ser alinhado em função da distância da parede e da espessura do revestimento da parede.
     
  5. O tubo de escoamento existente no local deve ser instalado e alinhado.
     
  6. Em seguida, a betonilha inclinada (2%) da superfície de duche deve ser aplicada – se necessário, sobre um isolamento inferior adequado.
     
  7. Deve ser aplicado um cimento cola na superfície da betonilha. Os dentes recomendados ao utilizar DITRA 25 são 3 x 3 ou 4 x 4 mm. Ao utilizar DITRA-HEAT, 6 x 6 mm.
     
  8. A seguir, o DITRA 25 ou DITRA-HEAT é colado. As juntas devem ser impermeabilizadas com KERDI-KEBA através da utilização de KERDI-COLL-L (consultar a ficha de dados do produto 6.1 ou 6.4)

...etapas seguintes idênticas ao KERDI-LINE-H (a partir do ponto 4).

Schlüter®-KERDI-LINE-F
Escoamento horizontal para a frente  com altura de montagem reduzida

  1. A impermeabilização lamelar incluída é colocada no bocal de escoamento do corpo do canal (ter em atenção o comprimento).
     
  2. A seguir, é colocada a caixa de descarga.
     
  3. É aplicada argamassa de camada fina na base nivelada e com altura adequada e é colocado o suporte do canal. Para fins de compensação de desníveis e da altura, o suporte do canal também pode ser alinhado com precisão em pedaços de argamassa dispostos de forma suficiente ou uma camada de nivelamento em toda a superfície. Em caso de instalação na parede, o corpo do canal deve ser alinhado de acordo com a espessura do revestimento da parede. Em caso de instalação ao centro, o suporte do canal é dimensionado de forma simétrica com a ajuda da faixa de enchimento incluída.
     
  4. Em seguida, a caixa de descarga é ligada ao tubo de escoamento existente no local do sistema de escoamento de águas do edifício. Depois, o corpo do canal deve ser alinhado com um nível de bolha de ar e deve ser realizada uma verificação da estanqueidade.
     
  5. A seguir, a betonilha inclinada (2%) da superfície de duche é instalada contra o KERDI-LINE-H, montado com precisão e alinhado com um nível de bolha de ar.
     
  6. Assim que for possível pisar a superfície da betonilha, a lâmina DITRA 25 é firmemente colada à superfície da betonilha com cimento cola (dentes recomendados 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm).

    O formato do mosaico na DITRA 25 deve ser de, pelo menos, 5 x 5 cm (consultar também a ficha de dados do produto 6.1).
     
  7. Para colar a guarnição KERDI, aplica-se a cola vedante KERDI-COLL-L na impermeabilização de superfície que se segue (consultar a ficha de dados do produto 8.4) usando uma talocha dentada de 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm. A guarnição KERDI fica, assim, incorporada em toda a superfície. Deve prestar-se atenção ao tempo em aberto. As ligações de parede também devem realizadas corretamente, com fitas de vedação KERDI-KEBA coladas com KERDI-COLL-L.


Schlüter®-KERDI-LINE-V, -VS, -VOS
Escoamento vertical

  1. O suporte do canal é colocado sobre uma base plana e com a altura correta. Para fins de compensação de desníveis e da altura, o suporte do canal pode ser alinhado com precisão sobre uma camada de nivelamento.

    Em caso de instalação na parede, o corpo do canal deve ser alinhado de acordo com a espessura do revestimento da parede.

    Em caso de instalação ao centro, o suporte do canal é dimensionado de forma simétrica com a ajuda da faixa de enchimento incluída.

    Nota: para melhorar o isolamento acústico na área de duche, deve-se colocar a membrana de isolamento KERDI-LINE-SR e uma faixa de isolamento de rebordo na área do rebordo.

    As membranas de isolamento acústico devem ser colocadas soltas com uma articulação no teto maciço nivelado. Certificar-se de que o lado impresso está virado para cima. Para evitar pontes acústicas, as articulações podem ser fixadas com a cobertura para articulações DITRA-SOUND-KB.

    Para obter mais detalhes sobre a instalação de versões de sistema testadas, consultar a base de planeamento.
     
  2. O corpo do canal é inserido no suporte do canal, com um tubo de escoamento devidamente cortado que deve ser ligado ao sistema de escoamento de águas do edifício. Deve, então, verificar-se a impermeabilização.
     
  3. Em seguida, a placa com inclinação KERDI-SHOWER-L (-LS) é instalada contra o canal de escoamento KERDI-LINE-V, montado com precisão, com a altura correta e nivelada com o rebordo superior do suporte do canal (consultar a ficha de dados do produto 8.8). Em alternativa, pode ser instalada uma betonilha inclinada com a altura adequada e retirada sobre o rebordo superior do suporte do canal.
     
  4. Para colar a guarnição KERDI, aplica-se a cola vedante KERDI-COLL-L na impermeabilização de superfície que se segue (consultar a ficha de dados do produto 8.4) usando uma talocha dentada de 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm. A guarnição KERDI fica, assim, incorporada em toda a superfície.

    Deve prestar-se atenção ao tempo em aberto. As ligações de parede também devem ser realizadas corretamente, com fitas de vedação KERDI coladas com KERDI-COLL-L.


Schlüter®-KERDI-LINE-V 50 G2
Escoamento vertical com altura de retenção da água de 50 mm

  1. O posicionamento do escoamento em linha deve ser determinado e deve ser realizada uma passagem pelo teto/abertura no teto para a caixa de descarga. A seguir, a caixa de descarga é posicionada nesse local.
     
  2. Para alcançar a altura mínima de construção de 48 mm, o adaptador (profundidade máx. de encaixe 90 mm) deve ser encurtado para uma profundidade mínima de encaixe de 30 mm.
     
  3. O adaptador deve ser novamente colocado no corpo do canal e bem aparafusado.
     
  4. Deve ser criada uma base nivelada na área do suporte do canal com cimento cola. O corpo do canal, incluindo o suporte do canal, é colocado na caixa de descarga e pressionado. Qualquer compensação de altura necessária pode ser realizada com pedaços de argamassa. Em caso de instalação na parede, o corpo do canal deve ser alinhado em função da distância da parede e da espessura do revestimento da parede.
     
  5. Em seguida, a betonilha inclinada (2%) da superfície de duche deve ser colocada.
     
  6. Deve ser aplicado um cimento cola na superfície da betonilha. Os dentes recomendados ao utilizar DITRA 25 são 3 x 3 ou 4 x 4 mm e ao utilizar DITRA-HEAT, 6 x 6 mm.
     
  7. A seguir, a lâmina DITRA 25 ou DITRA-HEAT é colada. As juntas devem ser impermeabilizadas com KERDI-KEBA através da utilização de KERDI-COLL-L (consultar a ficha de dados do produto 6.1 ou 6.4)

...etapas seguintes idênticas ao KERDI- LINE-H (a partir do ponto 4).
 

Proteção contra incêndios para KERDI-LINE-V 50 G2 
…com Schlüter®-KERDI-LINE-BS / -ZBS

De acordo com o número de homologação Z-19.17-1719, os componentes do sistema evitam a propagação de incêndios a outro andar. O elemento de inserção para proteção contra incêndios (n.º art. KL BS) é colocado na caixa de descarga do conjunto de escoamento em linha KERDI-LINE-V 50 G2.

Montagem do elemento de inserção para proteção contra incêndios KL BS:

  1. O elemento de inserção para proteção contra incêndios KL BS é instalado.
     
  2. A seguir, o anel de aperto é inserido com adição do agente antifricção fornecido.

A impermeabilização de passagem (n.º art. KD ZBS), inserida como opção na passagem pelo teto (ø 160 mm), permite impedir de forma segura a passagem de calor, fogo e fumo, uma vez que ao exceder uma temperatura de aprox. 150 °C é formada a espuma da matéria expansiva do elemento de proteção contra incêndios, permitindo alcançar um tempo de resistência ao fogo de categoria R120, R90, R60, R30 (dependente do teto).

A função de proteção contra incêndio da impermeabilização de passagem KD ZBS só é válida em conjunto com o elemento de inserção para proteção contra incêndios KL BS!

Alternativamente, a caixa de descarga pode ser encastrada em betão ou pode, posteriormente, ser encastrada com uma argamassa de cimento MG III no teto maciço.

Instalação em parede lateral vertical

  1. A guarnição KERDI deve ser cortada para a zona de canto.
     
  2. A guarnição KERDI deve ser bem colada com KERDI-COLL-L. O ângulo interno Schlüter-KERDI-KERECK incluído no material fornecido deve ser cortado
     
  3. ...e colado com KERDI-COLL-L.


Montagem da moldura e da cobertura

  1. A moldura deve ser instalada com as faixas de distanciamento.
     
  2. A moldura é colocada sobre a espessura do revestimento com a ajuda do ajuste em altura – ver imagens.
     
  3. A moldura deve ser totalmente suportada com o cimento cola e o revestimento deve ser aplicado em toda a superfície.
     
  4. Depois de endurecer, as faixas de distanciamento e o ajuste em altura são retirados. A seguir, a cobertura pode ser colocada.

Nota: em caso de instalação de uma moldura de perfil com superfície polida com alto brilho, a película protetora deve ser retirada antes do enchimento.

Qualquer sujidade causada pela argamassa ou cimento cola deve ser imediatamente removida.

Montagem do suporte de revestimento sem moldura Schlüter®-KERDI-LINE-D

  1. Em caso de montagem na parede, depois de retirar a película protetora, as faixas de cobertura são coladas na parede conforme ilustrado.
     
  2. Em seguida, os distanciadores devem ser inseridos no corpo do canal...
     
  3. ...e o revestimento da superfície de duche deve ser instalado. O cimento cola que transbordar deve ser removido sem deixar resíduos, as áreas abertas na camada de cola devem ser totalmente fechadas (ver nota).
     
  4. Em caso de instalação na parede, a largura (B) do revestimento corresponde à distância livre da parede à margem interior do distanciador menos 1 mm.

    Em caso de instalação ao centro, a largura do revestimento corresponde à medida interna do distanciador (= 50 mm).

    Nos lados frontais, se necessário, a cobertura pode ser adaptada à largura da junta do revestimento completo ou ser concebida como fenda de escoamento circunferencial.
     
  5. Depois de o revestimento endurecer, os distanciadores devem ser retirados e deve ser aplicado cimento cola no suporte de revestimento.
     
  6. O revestimento é colado com cimento cola e alinhado. Em caso de enchimento com cimento, a área do suporte de revestimento deve ser excluída. 

Nota: o cimento cola que transbordar deve ser removido sem deixar resíduos e as áreas abertas na camada de cola devem ser totalmente fechadas.

Nota: não é permitida a utilização de silicone acético nas calhas, molduras e grelhas.


Schlüter®-Kerdi-Line

Material

Os corpos do canal com comprimento até 120 cm são feitos de aço inoxidável V4A de embutidura profunda (material n.º 1.4404 = AISI 316L). A partir de 130 cm, são fabricados em aço inoxidável V4A esquinado, soldado e decapado (material n.º 1.4404 = AISI 316L). Os corpos do canal estão equipados com uma flange de ligação à qual a guarnição KERDI é fixada de fábrica. Esta é uma membrana de impermeabilização de polietileno flexível revestida de ambos os lados com um geotêxtil especial.

Consoante o tipo, as caixas de descarga são fabricadas em polipropileno (PP) resistente ao impacto ou em acrilonitrilo-butadieno- estireno (ABS).

O sifão é feito de polipropileno (PP) reforçado com fibras.

A moldura de aço inoxidável e a grelha de cobertura estão disponíveis nos seguintes materiais:

V4A n.º de material 1.4404 = AISI 316L.

Superfícies das molduras de perfil e coberturas:

  • EB = aço inoxidável escovado
  • EP = aço inoxidável polido com alto brilho

O suporte do canal é feito de poliestireno (EPS) expandido e resistente à pressão.

O KERDI-LINE-SR é um velo de poliéster (PES) de fabrico especial. É inodoro, reciclável e imputrescível. Altura = aprox. 10 mm

Características do material e áreas de aplicação:

Os corpos do canal, as molduras e as coberturas estão classificadas na categoria K3, com base na norma DIN EN 1253, como sendo escoamentos de água para edifícios. Esta classificação refere-se a áreas sem tráfego, por ex., zonas húmidas em habitações, lares de idosos, hotéis, escolas, instalações de chuveiros e de lavatórios.

Os corpos do canal, molduras e coberturas são adequados para cadeiras de rodas.

KERDI-LINE em aço inoxidável V4A, escovado (material n.º 1.4404 = AISI 316L) é particularmente indicado quando estão previstas influências mecânicas ou químicas elevadas. 

Mesmo o aço inoxidável de qualidade 1.4404 não é resistente a todas as influências químicas, por ex. ácido clorídrico ou ácido fluorídrico e a determinadas concentrações de cloro e água salgada.

Isto também se aplica, em determinados casos, a piscinas de água salgada. Em determinados casos, a aplicação do sistema de escoamento de águas no pavimento previsto deve ser verificada com base nas influências químicas, mecânicas ou outras influências esperadas. Não utilizar produtos de limpeza agressivos.


Schlüter®-KERDI-LINE

Notas

Para facilitar a limpeza periódica do sifão e do corpo do canal, está incluída no conjunto uma escova de limpeza especialmente adequada, com instruções de utilização.

Todos os produtos de limpeza deverão ser isentos de ácido clorídrico e fluorídrico.

O contacto com outros metais, como por exemplo, aço normal, deve ser evitado por forma a impedir a formação de ferrugem com origem externa. Esta regra também se aplica às ferramentas, como a espátula e palha-de-aço, que servem, por exemplo, para remover restos de argamassa.

Em superfícies delicadas (especialmente EP = aço inoxidável polido com alto brilho) deve evitar-se o uso de produtos de limpeza abrasivos.

Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP. 


Schlüter®-Kerdi-Line


<a name='abc'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-A/-B/-C

Schlüter®-KERDI-LINE são remates de suporte em aço inoxidável escovado com cobertura decorativa, correspondentes aos corpos do canal Schlüter®-KERDI-LINE. O remate de suporte é regulável de forma contínua em altura para material de suporte de 3-25 mm. Para cobertura estão disponíveis as versões A, B ou C.

Nota:
H = 19 mm para espessuras de 3 - 15 mm
H = 30 mm para espessuras de 13 - 25 mm

<a name='abc'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-A/-B/-C


Kerdi-Line-A-2


Kerdi-Line-A-3

Nota:
H = 19 mm para espessuras de 3 – 15 mm

Aço inoxidável polido com alto brilho adaptado às superfícies cromadas


Kerdi-Line-B-1


Kerdi-Line-B-2


Kerdi-Line-B-3

Aço inoxidável polido com alto brilho adaptado às superfícies cromadas


Nota: a cavidade é adequada para cerâmica com uma espessura até 10 mm

Kerdi-Line-C-1


Kerdi-Line-C-2


Kerdi-Line-C-3

Nota:
a cavidade é adequada para cerâmica com uma espessura até 10 mm

Aço inoxidável polido com alto brilho adaptado às superfícies cromadas


<a name='fc'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-FC

Schlüter®-KERDI-LINE-FC é um elemento em aço inoxidável para efectuar a ligação visual das unidades grelha/caixilho na reinstalação de vários escoamentos em linha Schlüter®-KERDI-LINE.   

<a name='fc'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-FC


Kerdi-Line-FC-EP

Aço inoxidável polido com alto brilho adaptado às superfícies cromadas


<a name='d'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-D

Schlüter®-KERDI-LINE-D é uma cobertura de canais sem caixilho a condizer com os corpos dos canais Schlüter®-KERDI-LINE. O suporte de revestimento está equipado com um geotêxtil para aderir à cola para tijoleira e é universal para todas as espessuras de revestimento.

<a name='d'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-D


Schlüter®-KERDI-LINE-SR

A Schlüter®-KERDI-LINE-SR é uma membrana de isolamento com uma malha especial com propriedades que reduzem o som. Com a instalação apropriada, as construções com Schlüter®-KERDI-LINE e Schlüter®-KERDI-LINE-SR cumprem os requisitos das normas em vigor, de forma a respeitar a redução de som na área do duche.

Schlüter®-KERDI-LINE-SR

Dimensões de cada membrana: 0,5 m x 0,5 m = 0,25 m²

Nota:
As construções do sistema podem ser extraídas dos nossos documentos de projecto.


Schlüter®-KERDI-LINE-SR 1000


Schlüter®-DITRA-SOUND-KB


Schlüter®-KERDI-LINE-GTO

O Schlüter®-KERDI-LINE-GTO é um sifão com tampa cega de silicone. Ele pode ser utilizado em sistemas de escoamento raramente usados (p. ex. em casas de férias) no lugar dos sifões padrão e evita a formação de odor como consequência da secagem do sistema do sifão. Com um rendimento de escoamento de no mínimo 0,4 l/s ele também pode substituir de forma duradoura o sistema padrão do sifão.

Schlüter®-KERDI-LINE-GTO

Nota:
Não adequado para Schlüter®-KERDI-LINE-F/- VS/-VOS.

Schlüter®-KERDI-LINE-GTM

A Schlüter®-KERDI-LINE-GTM é uma tampa cega de silicone como reposição/troca para Schlüter®-KERDI-DRAIN-R10 GT e Schlüter®-KERDI-LINE-GTO.

Schlüter®-KERDI-LINE-GTM


<a name='my'></a>My Schlüter®-KERDI-LINE

Os três diferentes processos de gravação disponíveis permitem a decoração opcional da grelha e do caixilho ou de ambos. Deste modo, pode criar acentos decorativos com caracteres, imagens ou textos, fortalecer a identidade da sua marca ou simplesmente proporcionar um ou outro sorriso matinal.

A cadeia de hotéis que pretende relembrar o hóspede logo no chuveiro a experiência e a sensação de bem-estar; o ladrilhador que pretende ficar na memória ao lado das marcas dos fabricantes; o marido apaixonado que deseja dar todas as manhãs um simpático bom-dia à sua esposa. Não interessa quem ou onde: Schlüter®-KERDI-LINE oferece agora a oportunidade de se imortalizar. Descubra as possibilidades.

Três diferentes processos de gravação

Estão disponíveis três tipos diferentes de gravação a laser:

  • Gravação em toda a superfície
  • Gravação pontual
  • Gravação às riscas

Consoante o tema seleccionado e a preferência estética, pode ser utilizado um dos processos.

O respectivo modelo de Schlüter®-KERDI-LINE (até um máximo de 120 cm de comprimento) pode ser gravado a laser por completo (grelha e caixilho) ou apenas no caixilho. São possíveis gravações até um tamanho de 120 x 7 mm (caixilho) ou 120 x 30 mm (grelha). A gravação pode ser repetida várias vezes na grelha (até 3 vezes) ou no caixilho (até 6 vezes).

 


Schlüter®-KERDI-LINE-A 19 mm

KERDI-LINE-A-G1


KERDI-LINE-A-G2


KERDI-LINE-A-G3


KERDI-LINE-A-G1R


KERDI-LINE-A-G2R


KERDI-LINE-A-G3R


KERDI-LINE-A-GR

Esta variante de gravação não está disponível para comprimentos superiores a 120 cm!

Schlüter®-KERDI-LINE-B 19 mm

KERDI-LINE-B-GR


Schlüter®-KERDI-LINE-C 19 mm

KERDI-LINE-C-GR


<a name='style'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-STYLE

Os Schlüter®-KERDI-LINE são molduras de contorno em aço inoxidável escovado com coberturas de design adaptadas para os corpos de calhas do sistema Schlüter®-KERDI-LINE. A moldura de contorno estreito pode ser adaptado ao material de revestimento de 6 a 18 mm de forma contínua. As coberturas estão disponíveis nas variantes FLORAL, CURVE e PURE.

<a name='style'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-STYLE

Nota:
H = 23 mm para espessuras de 6 –18 mm

As coberturas e os caixilhos não são combináveis com Schlüter®-KERDI-LINE-A/-B/-C/-D.


Schlüter®-KERDI-LINE-IF-F


Schlüter®-KERDI-LINE-IF-G


Schlüter®-KERDI-LINE


<a name='h'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-H

Schlüter®-KERDI-LINE-H é um conjunto completo para duches em linha ao nível do solo com um escoamento horizontal. Pode ser universalmente utilizado para a montagem central numa superfície ou na área da parede. Na flange de ligação circundante do corpo do canal vem colada de fábrica uma guarnição Schlüter®- KERDI. Esta serve para a ligação segura do corpo do canal à impermeabilização conjunta na área do solo em paredes.

<a name='h'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-H


KERDI-LINE-H

Dados técnicos:

Escoamento: DN 40 / DN 50
Capacidade de escoamento: 0,5 l/s ou 0,6 l/s
Altura de retenção da água: 25 mm / 30 mm
Altura de montagem: 78 mm / 97 mm
Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
Comprimentos: 50 – 180 cm com graduações de 10 cm


Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-H 50 G2

Schlüter®-KERDI-LINE-H 50 G2 é um kit completo para duches em linha ao nível do pavimento com saída horizontal. É aplicável universalmente para a instalação central em uma superfície ou junto à parede e dispõe de uma capacidade de escoamento de ≥ 0,8 l/s conforme a DIN EN 1253 e de uma altura de retenção de água do sifão de 50 mm. Para a ligação segura à impermeabilização de juntas sobre a flange de ligação do corpo da calha vem fornecido pela fábrica um vedante colado fixo Schlüter®-KERDI.

Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-H 50 G2

Componentes do kit:

  • A Vedação de canto (para parede com saída lateral)
  • B Corpo da calha com vedante e porta-calha
  • C Sifão de duas peças
  • D Adaptador
  • E Caixa de saída


Dados técnicos:

  • Escoamento: DN 50
  • Capacidade de escoamento: 0,8 l/s
  • Altura de retenção da água: 50 mm
  • Altura de montagem: 120 mm
  • Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
  • Comprimentos: 50 – 180 cm com graduações de 10 cm

<a name='v'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-V

Schlüter®-KERDI-LINE-V é um conjunto completo para duches em linha ao nível do solo com um escoamento vertical. Pode ser universalmente utilizado para a montagem central numa superfície ou na área da parede. Na flange de ligação circundante do corpo do canal vem colada de fábrica uma guarnição Schlüter®- KERDI. Esta serve para a ligação segura do corpo do canal à impermeabilização conjunta na área do solo em paredes.

<a name='v'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-V


Schlüter®-KERDI-LINE-VS


Kerdi-Line-V

Dados técnicos:

Escoamento: DN 50
Capacidade de escoamento: 1,0 l/s (VS/VOS), 0,8 l/s (V)
Altura de retenção da água: 50 mm (VS/VOS), 30 mm (V)
Altura de montagem: 24 mm
Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
Comprimentos: 50 – 180 cm com graduações de 10 cm (V/VS)
Comprimentos: 70 – 120 cm com graduações de 10 cm (VOS)


Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-V 50 G2

Schlüter®-KERDI-LINE-H 50 G2 é um kit completo para duches em linha ao nível do pavimento com saída vertical. É aplicável universalmente para a instalação central em uma superfície ou junto à parede e dispõe de uma capacidade de escoamento de ≥ 0,8 l/s conforme a DIN EN 1253 e de uma altura de retenção de água do sifão de 50 mm. Para a ligação segura na impermeabilização de juntas sobre a flange de ligação do corpo da calha vem fornecido pela fábrica um vedante colado fixo Schlüter®-KERDI.

Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-V 50 G2

Componentes do kit:

  • Vedação de canto (para ligação de parede lateral)
  • Corpo da calha com vedante
  • Porta-calha
  • Tubo de escoamento
  • Sifão de duas peças
  • Adaptador
  • Caixa de saída


Dados técnicos:

  • Escoamento: DN 50
  • Capacidade de escoamento: 1,0 l/s
  • Altura de retenção da água: 50 mm
  • Altura de montagem: 48 mm
  • Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
  • Comprimentos: 50 – 180 cm com graduações de 10 cm

Schlüter®-KERDI-LINE-BS

O Schlüter®-KERDI-LINE-BS é um elemento de proteção contra incêndios com anel de fixação, que em combinação com o escoamento em linha vertical em aço inoxidável KL V 50 G2 evita a propagação de incêndios entre os andares.

Schlüter®-KERDI-LINE-BS


<a name='f'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-F

Schlüter®-KERDI-LINE-F é um conjunto completo para chuveiros à face do solo, com escoamento horizontal. Pode ser utilizado universalmente para a montagem em posição central ou numa área da parede e graças à sua reduzida altura de construção de apenas 60 mm, é especialmente adequado para reabilitação e modernização. Para uma união segura à impermeabilização conjunta, a flange de ligação do corpo do canal vem, de fábrica, firmemente colada a uma guarnição da Schlüter®-KERDI .

<a name='f'></a>Schlüter®-KERDI-LINE-F

Dados técnicos:
Escoamento: DN 40
Capacidade de escoamento: 0,45 l/s
Altura de retenção da água: 25 mm
Altura de montagem: 60 mm.
Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
Comprimentos: 50 – 120 cm com graduações de 10 cm

Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-A

Os conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-A são conjuntos completos para chuveiros à face do solo com escoamento horizontal. Pode ser utilizado universalmente para a montagem em posição central numa superfície ou na área da parede. Na flange de ligação circundante do corpo do canal está colada de fábrica uma guarnição Schlüter®-KERDI. Serve para uma ligação segura do corpo do canal à impermeabilização conjunta, tanto na área do solo como em paredes verticais. O conjunto inclui os remates de suporte em aço inoxidável escovado com a cobertura decorativa Schlüter®-KERDI-LINE-A adequados aos corpos dos canais.

Conjuntos Schlüter®-KERDI-LINE-A

Componentes em conjunto:

  • Combinações de grelha/caixilho com grelha decorativa A
  • Impermeabilização de cantos (para ligação lateral à parede)
  • Sifão de 2 peças
  • Corpo do canal com guarnição de vedação
  • Ralos
  • Tubo de escoamento
  • Suporte de canais
  • Transição DN 40 a DN 50


Dados técnicos:

  • Escoamento: DN 40
  • Capacidade de escoamento: 0,5 l/s
  • Altura do caixilho de 19 mm para espessuras de revestimento de 3–15 mm
  • Altura de montagem: 78 mm
  • Largura da cobertura incl. caixilho: 74 mm
  • Comprimentos: 80/90 cm

Schlüter®-KERDI-LINE

Perguntas frequentes

Capacidade de escoamento

Que capacidade de escoamento é possível alcançar com as soluções de escoamento Schlüter®-KERDI-DRAIN ou Schlüter®-KERDI-LINE?

Exibir resposta

  • Schlüter®-KERDI-LINE-H DN 40: 0,5 l/s
  • Schlüter®-KERDI-LINE-H DN 50: 0,6 l/s
  • Schlüter®-KERDI-LINE-V GSE: 1,0 l/s
  • Schlüter®-KERDI-LINE V GE: 0,8 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 40 horizontal sem sifão: 0,4 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 50 horizontal com sifão: 0,6 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 50/70 horizontal com sifão: 0,8 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 50 horizontal sem sifão: 1,4 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 50 vertical com sifão/parte inferior: 0,6 l/s/0,8 l/s
  • Schlüter®-KERDI-DRAIN DN 50 vertical sem sifão: 1,4 l/s

Material

De que material é composto o corpo do canal de Schlüter®-KERDI-LINE?

Exibir resposta

Os nossos canais de escoamento Schlüter®-KERDI-LINE são compostos exclusivamente por aço inoxidável V4A

Outros sistemas de impermeabilização

Também podem ser ligados outros sistemas de impermeabilização?

Exibir resposta

É possível utilizar outros sistemas de impermeabilização (p. ex., de aplicação com pincel). Porém, estes têm de ser isentos de solventes.

Área exterior

Os escoamentos de águas podem ser utilizado no exterior?

Exibir resposta

Os escoamentos de águas sem sifão podem ser utilizado no exterior sem quaisquer restrições. No caso da utilização de escoamentos de água com sifão no exterior, é necessário retirar primeiro o sifão. Nesta área, a Schlüter-Systems é o único fornecedor em que o sifão é colocado no conjunto grelha/caixilho, permitindo que seja retirado.

Revestimento do pavimento

Os sistemas de escoamento também podem ser aplicados no caso de um revestimento do pavimento com espessuras de camada muito reduzidas?

Exibir resposta

Os escoamentos em linha requerem, do ponto de vista técnico, uma espessura do revestimento de, no mínimo, 5 mm. Os pontos de escoamento permitem que a unidade da grelha seja embutida por completo.

Schlüter®-KERDI-LINE

Vídeos

Disfrute dos nossos vídeos demonstrativos dos nossos produtos, assim como das áreas de aplicação possíveis.

 


Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento em linha Parte 1 - Impermeabilização de parede




Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento invisível




Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento em linha instalação na parede




Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento em linha instalação ao centro




O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Legenda

image image

= novos produtos

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto