logo

Schlüter®-TROBA-PLUS/-PLUS-G

Aplicação e função

Schlüter-TROBA-PLUS é uma drenagem de superfície segura e duradoura, para a colocação sobre impermeabilizações instaladas horizontalmente sobre pendente. A drenagem conjunta é composta por uma lâmina fechada de polietileno com nós de um lado e revestidos com um velo.

Em vez de um velo Schlüter-TROBA-PLUS 8G está revestida com um tecido de rede com uma malha de aprox. 2 x 2 mm.

O lado revestido a nós, em que assenta o revestimento, actua como um nível de drenagem em toda a superfície (drenagem com capilares de passagem) e tem uma elevada capacidade de escoamento de água.

Enquanto lâmina fechada de polietileno, TROBA-PLUS serve adicionalmente para proteger a impermeabilização. Os nós muito juntos e em forma de cones truncados resistem a elevadas tensões de pressão. O intervalo entre a lâmina de nós e o revestimento forma uma camada de ar que isola contra o calor e o som dos passos, protegendo a impermeabilização adicionalmente contra solicitações térmicas nocivas. Verifica-se uma distribuição de carga uniforme em toda a superfície da impermeabilização. Schlüter-TROBA-PLUS 8 e 8G elevam o revestimento em toda a superfície em 8 mm e Schlüter-TROBA-PLUS 12 respectivamente em 12 mm.

Isto permite evitar ultrapassar eficazmente as pequenas irregularidades no desnivelamento de impermeabilização, como os desnivelamentos ou as elevações na área de sobreposição que poderiam dar origem à congestão da água. Os desnivelamentos maiores podem ser compensados com argamassa pronta antes de proceder à instalação de TROBA-PLUS.


Schlüter®-TROBA-PLUS/-PLUS-G

Instalação

  1. A superfície com capacidade de carga e a impermeabilização aí instalada deve apresentar um desnivelamento no sentido da drenagem e estar ligada a esta. Antes de instalar TROBA-PLUS pode ser necessário compensar desnivelamentos maiores no declive de impermeabilização através de uma compensação com argamassa pronta.
  2. TROBA-PLUS é desenrolada de forma solta sobre a impermeabilização com o velo virado para cima, independentemente da direcção do declive. Na área onde a lâmina fica topo a topo o bordo do velo deve ficar sobreposto.
  3. Imediatamente sobre a TROBA-PLUS desenrolada é aplicado o revestimento segundo as regras técnicas em vigor.
  4. Nota: Para remates de bordo, juntas de dilatação e ligações de parede recomendamos os nossos tipos de perfil Schlüter- -BARA e Schlüter-DILEX.

Nota:

Condicionado pela colocação solta sobre gravilha, saibro ou apoios sobrelevados, podem, naturalmente, ocorrer movimentos nas placas caso se verifiquem sobrecargas unilaterais ou nos cantos.

Na construção em cama de gravilha ou saibro < 5 cm pode ocorrer um ligeiro efeito de mola. Para evitar este efeito, recomendamos a colocação sobre Schlüter-TROBA, ver ficha de dados do produto 7.1.


Schlüter®-TROBA-PLUS/-PLUS-G

Material

Schlüter-TROBA-PLUS é composta por uma lâmina indeformável de polietileno com nós de um lado revestidos com um velo de polipropileno. O tecido de grelha de TROBA- -PLUS 8G é de polietileno. O material é resistente à deformação a temperaturas até + 80 °C.

TROBA-PLUS 8 e 8G resistem a pressões até 39 t/m2 e TROBA-PLUS 12 a pressões até 30 t/m2. As características de funcionamento e do material são garantidas de forma duradoura. O material resiste ao envelhecimento e não apodrece. As sobras da instalação não necessitam de ser tratadas como lixo especial. A longo prazo, o polietileno não é resistente aos raios UV. Por este motivo, deve ser evitada uma exposição permanente e intensiva aos raios solares durante o armazenamento.

Características do material e áreas de aplicação:

Schlüter-TROBA-PLUS é principalmente instalada em impermeabilizações colocadas por cima de desnivelamentos horizontais e forma aí uma drenagem eficaz em toda a superfície entre a impermeabilização e o revestimento que fica por cima. As principais áreas de aplicação são em terraços e varandas, mas também em instalações industriais, zonas envolventes de piscinas, lavabos, chuveiros, etc. com uma impermeabilização de superfície.

Também pode ser colocada sobre uma camada de terra ou de gravilha.

TROBA-PLUS 8G é particularmente adequada para construções de revestimento com argamassa de granulado ou para a colocação sobre Schlüter-TROBA-STELZ- -DR com pontos de apoio de argamassa de camada fina.

A água que se infiltra através do revestimento é recolhida em toda a superfície do espaço de drenagem elevado de TROBA- -PLUS e evacuada sem pressão na direcção do declive para a drenagem. Isto previne a ocorrência de humidades duradouras na camada de distribuição de carga causadas por água infiltrada.


Schlüter®-TROBA-PLUS/-PLUS-G

Síntese de produtos


Schlüter-TROBA-PLUS 8


Schlüter-TROBA-PLUS 12


Schlüter-DITRA-DRAIN 8


Schlüter®-TROBA-PLUS 8G


Schlüter®-TROBA-PLUS/-PLUS-G


Schlüter®-TROBA-PLUS

Perguntas frequentes

Carga por superfície

Em que casos se utiliza Schlüter®-TROBA, Schlüter®-TROBA-PLUS ou Schlüter®-TROBA-PLUS-G?

Exibir resposta

A lâmina Schlüter®-TROBA é utilizada para construções de pavimento em camada de saibro, Schlüter®-TROBA-PLUS é utilizada para construções em betonilha e Schlüter®-TROBA-PLUS-G nas construções com betonilhas monogrão ou de drenagem, bem como sobre apoios sobrelevados.

Construções de pavimento

Em que casos se utiliza Schlüter®-TROBA, Schlüter®-TROBA-PLUS ou Schlüter®-TROBA-PLUS-G?

Exibir resposta

A lâmina Schlüter®-TROBA é utilizada para construções de pavimento em camada de saibro, Schlüter®-TROBA-PLUS é utilizada para construções em betonilha e Schlüter®-TROBA-PLUS-G nas construções com betonilhas monogrão ou de drenagem, bem como sobre apoios sobrelevados.

Capacidade de escoamento

Qual é a capacidade de escoamento de Schlüter®-TROBA-PLUS?

Exibir resposta

A capacidade de escoamento é de 3,8 l/m²/min. No entanto, para uma drenagem funcional de uma estrutura de construção é mais importante a quantidade de água suportada por um canal de escoamento.

Schlüter®-TROBA-PLUS / -PLUS-G

Vídeos

Disfrute dos nossos vídeos demonstrativos dos nossos produtos, assim como das áreas de aplicação possíveis.

 


Estrutura de varandas: aplicação de pedra natural sobre apoios de cimento cola




Estrutura de varandas: Aplicação de pedra natural sobre apoios de argamassa de drenagem




O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Legenda

image image

= novos produtos

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto