logo

Schlüter®-QUADEC

Aplicação e função

Schlüter-QUADEC é um perfil de remate de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes com revestimentos cerâmicos e oferece uma boa proteção de arestas. A superfície visível do perfil forma um canto exterior quadrangular para os revestimentos cerâmicos.

Através da nervura de junta integrada nos perfis em alumínio forma-se uma câmara de junta definida em relação à cerâmica. Os perfis podem ser fornecidos em vários materiais, cores e superfícies, e permitem ajustar os cantos exteriores do revestimento às cores da cerâmica e das juntas ou criar contrastes interessantes e decorativos. Schlüter-QUADEC-E e Schlüter-QUADEC-A formam um conjunto harmonioso com os perfis de guarnição Schlüter-QUADEC-FS ou Schlüter-DESIGNLINE.

Para além do efeito decorativo, os perfis também protegem as arestas da cerâmica eficazmente contra danos causados por solicitações mecânicas.

Schlüter-QUADEC em aço inoxidável é particularmente resistente e pode ser utilizado para proteger arestas, como remate de pavimento ou para as arestas de escadas. Da mesma forma, com o QUADEC é possível obter remates, cantos ou remates de pavimento junto a outros materiais, como alcatifas, parquete, tijoleira em pedra natural ou resina epóxi.

Para uma ligação simples e agradável dos perfis QUADEC a ângulos interiores e exteriores estão disponíveis várias peças especiais, bem como para materiais selecionados, elementos de união e peças de topo.


Schlüter®-QUADEC

Instalação

  1. Escolher o Schlüter-QUADEC de acordo com a altura da cerâmica.
  2. Aplicar o cimento cola com uma talocha dentada nos pontos onde o revestimento de cerâmica deverá ser limitado. Se se aplicar QUADEC no canto exterior de uma parede, coloca-se primeiro a cerâmica na parede e de seguida aplica-se cimento cola no canto na outra parede, na área do canto.
  3. Comprimir e alinhar o Schlüter-QUADEC com a aba de fixação na camada de cola.
  4. Aplicar cimento cola em toda a superfície da aba de fixação perfurada e preencher a câmara de perfil redonda com cimento cola.
  5. Comprimir bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado. A cerâmica tem de assentar por completo na área do perfil.
  6. A cerâmica é aplicada na nervura de união, garantindo, assim, uma junta uniforme de 1,5 mm. Nos perfis em aço inoxidável e latão deixa-se uma junta com aprox. 1,5 mm. Preencher por completo o espaço da junta, entre a cerâmica e o perfil, com argamassa para juntas.
  7. Nas superfícies sensíveis deve-se trabalhar com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade originada por argamassa ou cimento cola deve ser removida imediatamente, em particular em alumínio.
  8. Estão disponíveis peças angulares adequadas para cantos interiores e exteriores.

Schlüter®-QUADEC

Material

Schlüter-QUADEC está disponível paraentrega nos seguintes materiais:

  • E = aço inoxidável
    V2A n.º material 1.4301 = AISI 304
    V4A n.º material 1.4404 = AISI 316L
  • EB = aço inoxidável escovado
  • ES = aço inoxidável estruturado
  • EP = aço inoxidável polido
  • MC = latão cromado
  • AE = alumínio anodizado natural mate
  • AT = alumínio anodizado titânio mate
  • ACG = alumínio anodizado cromado brilhante
  • ACGB = alumínio anodizado cromado escovado
  • ATG = alumínio anodizado titânio brilhante
  • ATGB = alumínio anodizado titânio escovado
  • AEX = alumínio anodizado natural em “X” escovado
  • AMX = alumínio anodizado latão em “X” escovado
  • ATX = alumínio anodizado titânio em “X” escovado
  • AQGX = alumínio anodizado cinzento quartzo em “X” escovado
  • TS = alumínio lacado com relevo
  • AC = alumínio lacado
  • PQ = PVC colorido

 

Características dos materiais e áreas de aplicação:

Schlüter-QUADEC é fabricado em diversos materiais e com diferentes superfícies. Deve ser verificado, caso a caso, a possibilidade de utilização do perfil em determinadas condições químicas ou mecânicas. As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais.

Schlüter-QUADEC-MC (latão cromado) é particularmente adequado para ângulos para paredes e remates, por ex., a condizer com torneiras cromadas em casa de banho. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. Qualquer argamassa ou material para juntas deve ser removido imediatamente. Schlüter-QUADEC-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável e chapa, V2A (material 1.4301) ou V4A (material 1.4404).

Schlüter-QUADEC-E pode ser sujeito a elevadas cargas mecânicas e é especialmente adequado para áreas de aplicação em que é necessária resistência a agressões químicas ou de ácidos, por exemplo na indústria alimentar, em cervejarias, leitarias, cozinhas industriais e hospitais bem como em residências particulares. Dependendo da carga esperada pode escolher entre as ligas de material 1.4301 ou 1.4404. Com cargas elevadas, por ex., em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de 1.4404. Mesmo o aço inoxidável de qualidade 1.4404 não é resistente a todas as influências químicas, por ex., ácido clorídrico ou ácido fluorídrico e a determinadas concentrações de cloro e água salgada. Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Devem-se comprovar agressões especiais antes da instalação dos perfis.

Schlüter-QUADEC-AE/-ACG/-ACGB/- -AEX /-AMX/-ATX/-AQGX/-AT/-ATG/-ATGB (alumínio anodizado): o alumínio demonstra uma superfície aperfeiçoada devido à camada anodizada, a qual não irá alterar-se com a utilização normal. As áreas visíveis devem ser protegidas de abrasão ou riscos. O alumínio é sensível a produtos alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica em toda a sua superfície, evitando, desta forma, a acumulação de água nas cavidades.

Schlüter-QUADEC-AC (alumínio lacado): o alumínio é pré-tratado (cromado) e pintado a pó com poliuretano. O revestimento não perde a cor e é resistente a raios UV e a intempéries. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos.

As superfícies de QUADEC-TS (alumínio com revestimento texturizado) apresentam características naturais (outras características, ver QUADEC-AC).

Schlüter-QUADEC-PQ (PVC colorido) são fabricados em PVC duro colorido e são resistentes à torção ou riscos. O material resiste aos raios UV, mas se for aplicado no exterior acabará por desbotar. Não adequado para remates de cantos ou de revestimento com fortes solicitações mecânicas, por ex., em arestas de degraus ou remates de pavimento.

Nota: devido a diferentes tecnologias de fabrico não é possível excluir diferenças de cor entre os perfis e os cantos.


Schlüter®-QUADEC

Notas

Schlüter-QUADEC não necessita de manutenção nem de cuidados especiais. Não utilizar nenhum detergente que esmerile em superfícies sensíveis.

Os danos na camada de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada. O aço inoxidável fica mais brilhante aplicando um polimento cromado ou um produto semelhante.

As superfícies de aço inoxidável expostas a intempéries ou a substâncias agressivas deverão ser limpas regularmente com produtos de limpeza suaves. A limpeza regular não só ajuda a manter o aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os produtos de limpeza não podem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, p. ex., aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Esta regra também se aplica às ferramentas, como a espátula e palha- -de-aço, que servem, por exemplo, para remover restos de argamassa. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.


Schlüter®-QUADEC


<a name='mc'></a>Schlüter®-QUADEC-MC

Schlüter®-QUADEC-MC é um perfil de remate em latão cromado de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes e remates de revestimentos cerâmicos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior.

<a name='mc'></a>Schlüter®-QUADEC-MC


Schlüter®-QUADEC-MC/EV


Schlüter®-QUADEC-MC/ED


<a name='ac'></a>Schlüter®-QUADEC-AC

Schlüter®-QUADEC-AC é um perfil de remate em alumínio lacado de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes e remates de revestimentos cerâmicos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior. Mediante o separador da junta forma-se uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica.

<a name='ac'></a>Schlüter®-QUADEC-AC


Schlüter®-QUADEC-AC/ED

N.º do art. juntamente com cores (p. ex. Q 60 GS)

* Cores:
BW - branco brilhante, RAL 9003
GS - preto, RAL 9011
MBW - branco brilhante, RAL 9003
MGS - preto grafite mate, RAL 9005
PG - cinzento pastel, sem/no/non RAL
QG - cinzento quartzo, RAL 7039
VG - cinzento trânsito, RAL 7043
W - branco, RAL 9010

** Cores:
BW - branco brilhante, RAL 9003
G - cinzento, RAL 7030
MBW - branco brilhante, RAL 9003
MGS - preto grafite mate, RAL 9005
PG - cinzento pastel, sem/no/non RAL
PW - branco pérola, RAL 1013
QG - cinzento quartzo, RAL 7039
VG - cinzento trânsito, RAL 7043
W - branco, RAL 9010

Cores L = 3,00 m:
BW - branco brilhante, RAL 9003
GS - preto, RAL 9011
MBW - branco brilhante, RAL 9003
MGS - preto grafite mate, RAL 9005
PG - cinzento pastel, sem/no/non RAL
QG - cinzento quartzo, RAL 7039
VG - cinzento trânsito, RAL 7043
W - branco, RAL 9010

Para 3 m de comprimento adicionar “/300” ao Nr. de art. (p. ex. Q 60 BW/300).


Schlüter®-RONDEC-A/V


Schlüter®-QUADEC-A/V


<a name='a'></a>Schlüter®-QUADEC-A

Schlüter®-QUADEC-A é um perfil de remate em alumínio anodizado de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes e remates de revestimentos cerâmicos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior. Mediante o separador da junta forma-se uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica.

<a name='a'></a>Schlüter®-QUADEC-A


Schlüter®-QUADEC-ACG


Schlüter®-QUADEC-ACGB


Schlüter®-QUADEC-AT


Schlüter®-QUADEC-ATG


Schlüter®-QUADEC-ATGB


Schlüter®-QUADEC-AEX


Schlüter®-QUADEC-AMX


Schlüter®-QUADEC-ATX


Schlüter®-QUADEC-AQGX


Schlüter®-QUADEC-A/EV


Schlüter®-QUADEC-A/ED

* Complementar nº do art. com superfcie (p. ex. EV/Q 60 AT).

Superfícies:
ACG - alumínio anodizado cromo brilhante
ACGB - alumínio anodizado cromo escovado
AE - alumínio anodizado natural
AEX - alumínio anodizado natural em „X“ escovado
AMX - alumínio anodizado latão em „X“ escovado
AQGX - alumínio anodizado cinzento quartzo em „X“ escovado
AT - alumínio anodizado titânio
ATG - alumínio anodizado titânio brilhante
ATGB - alumínio anodizado titânio escovado
ATX - alumínio anodizado titânioem „X“ escovado

 

*** N.º do art. juntamente com superfície (p. ex. ED/Q 60 AT).

Superfícies:
ACG - alumínio anodizado cromo brilhante
ACGB - alumínio anodizado cromo escovado
AE - alumínio anodizado natural
AT - alumínio anodizado titânio
ATG - alumínio anodizado titânio brilhante
ATGB - alumínio anodizado titânio escovado


<a name='e'></a>Schlüter®-QUADEC-E

Schlüter®-QUADEC-E é um perfil de remate em aço inoxidável de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes com revestimentos cerâmicos e oferece uma boa protecção de cantos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior.

<a name='e'></a>Schlüter®-QUADEC-E

Nota: os perfis Schlüter®-QUADEC-E/-EB com 14/15 mm de altura estão disponíveis com estampagem do raio.

Nota: O ângulo variável pode ser utilizado para ângulos internos ou externos.


Schlüter®-QUADEC-E/EV


Schlüter®-QUADEC-E/ED


Schlüter®-QUADEC-EB


Schlüter®-QUADEC-EB/EV


Schlüter®-QUADEC-EB/ED


Schlüter®-QUADEC-EB/EK


Schlüter®-QUADEC-EP


Schlüter®-QUADEC-EP/EV


Schlüter®-QUADEC-EP/E


Product Image Tables 37966

Schlüter®- QUADEC-ES desenho 1

Product Image Tables 37967

Schlüter®- QUADEC-ES desenho 2

Schlüter®-QUADEC-E V4A


Schlüter®-QUADEC-EV V4A


Schlüter®-RONDEC-E/V

Nota: para formar cantos com Schlüter®- QUADEC-ES recomendamos os respectivos cantos exteriores e interiores de Schlüter®- QUADEC-E.


<a name='pq'></a>Schlüter®-QUADEC-PQ

Schlüter®-QUADEC-PQ é um perfil de remate em PVC colorido para cantos exteriores de paredes e remates de rodapés cerâmicos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior. O separador da junta forma uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica.

<a name='pq'></a>Schlüter®-QUADEC-PQ


Schlüter®-QUADEC-PQ/E

* N.º do art. juntamente com cores (p. ex. PQ 60 B W).
Cores:
BH - bahama, sem/no/non RAL
BW - branco brilhante, RAL 9003
PG - cinzento pastel, sem/no/non RAL
SP - pêssego, sem/no/non RAL
W - branco, RAL 9010


<a name='ts'></a>Schlüter®-QUADEC-TS

Schlüter®-QUADEC-TS é um perfil de remate de valor estético elevado em alumínio com um revestimento estruturado especial para cantos exteriores de paredes e remates de revestimentos cerâmicos. A superfície visível do perfil forma um quadrado do canto exterior. Através do separador de juntas é criada uma câmara de juntas definida para a cerâmica.

<a name='ts'></a>Schlüter®-QUADEC-TS


Schlüter®-QUADEC-TSC


Schlüter®-QUADEC-TSBG


Schlüter®-QUADEC-TSB


Schlüter®-QUADEC-TSSG


Schlüter®-QUADEC-TSG


Schlüter®-QUADEC-TSOB


Schlüter®-QUADEC-TSLA


Schlüter®-QUADEC-TSDA


Schlüter®-QUADEC-TSR


Schlüter®-QUADEC-MBW


Schlüter®-QUADEC-MGS


Schlüter®-QUADEC-TS/EV

Complementar nº do art. com superfície (p. ex. EV / Q 100 TSB)

** Superfícies:
TSB – TSBG – TSC – TSDA – TSG – TSI – TSLA – TSOB – TSR – TSSG


Schlüter®-RONDEC-A/V


Schlüter®-QUADEC


Schlüter®-QUADEC

Perguntas frequentes

Canto

Como é rematada a borda superior de canto na aplicação de Schlüter®-RONDEC ou Schlüter®-QUADEC, se apenas houver tijoleira até meia altura da parede?

Exibir resposta

Para o remate de Schlüter®-RONDEC e Schlüter®-QUADEC estão disponíveis topos finais adequados.

Schlüter®-QUADEC

Vídeos

Disfrute dos nossos vídeos demonstrativos dos nossos produtos, assim como das áreas de aplicação possíveis.

 


Estrutura de varandas: colocação de tijoleira com drenagem, impermeabilização e desacoplamento




Estrutura de varandas: aplicação de pedra natural sobre apoios de cimento cola




Estrutura de varandas: Aplicação de pedra natural sobre apoios de argamassa de drenagem




O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Legenda

image image

= novos produtos

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto 


Perfis da Schlüter® com perfuração do raio
Perfis da Schlüter® com perfuração do raio

Schlüter®-RUMA
Schlüter®-RUMA

Curvadora de perfis com perfuração do raio.