Modo de aplicação
A instalação elétrica apenas pode ser realizada por um eletricista autorizado (EN 60335-1). Este cabo de aquecimento deve ser equipado com um sistema de corte da rede elétrica de tipo omnipolar, com pelo menos 3 mm de extensão de abertura dos contactos por polo. Como proteção contra contacto indireto, deve ser disponibilizado um RCD (disjuntor diferencial) com uma corrente de disparo por falha de IΔN ≤ 30 mA.
Encontra mais informações sobre a instalação dos cabos de aquecimento e a instalação e ajuste do regulador no manual fornecido com o cabo de aquecimento ou termóstato.
Posicionamento do sensor de pavimento
Variante A: os sensores de pavimento são posicionados diretamente na membrana de desacoplamento DITRA-HEAT acabada de colocar. Uma vez que o sensor de pavimento é incorporado diretamente no cimento cola e já não pode ser substituído, deve ser disponibilizado um sensor de reserva na instalação (no fornecimento do termóstato inclui um 2.º sensor somo sensor de reserva). Os sensores devem ser colocados centrados entre dois anéis de cabo de aquecimento.
Variante B: o sensor de pavimento do termóstato de temperatura é posicionado no tubo de proteção com manga do sensor, diretamente no pavimento, por baixo da membrana de desacoplamento DITRA-HEAT. Na área da manga do sensor, a membrana de desacoplamento DITRA-HEAT deve ser excluída. O sensor é passado pelo tubo de proteção e, a seguir, a manga é empurrada (o tubo de proteção e a manga do sensor estão disponíveis como conjunto de montagem com o n.º de art.: DH EZ S1).
Para garantir uma transição de temperatura ideal da superfície a aquecer para o sensor, não deve existir nenhum material isolante (por ex., DITRA-HEAT-DUO) entre a manga do sensor e a DITRA-HEAT. Neste caso, na área da manga do sensor o isolamento deve ser excluído.
Nota: antes de incorporar os sensores no cimento cola, devem ser medidos os valores de resistência, por exemplo, com a ajuda do sistema de teste de cabos DITRA-HEAT-E-CT, e comparados com os valores apresentados no manual do termóstato.
1. A base deve estar livre de elementos que impeçam a aderência e ser resistente e plana. Antes da colocação de DITRA-HEAT, devem ser tomadas eventuais medidas de compensação.
2. A escolha da cola com a qual DITRA-HEAT deverá ser instalada depende do tipo de base. A cola deve aderir à base e fixar- -se mecanicamente ao geotêxtil de DITRA-HEAT. Na maioria das bases pode ser utilizado um cimento cola de base hidráulica. Para este efeito, é vantajoso ajustar o cimento cola para uma consistência de leito fluidificado. Se necessário, devem ser verificadas possíveis incompatibilidades dos materiais entre si. Se forem utilizados materiais de revestimento com um comprimento lateral ≥ 30 cm, recomendamos um cimento cola com ligação de água cristalina para um desenvolvimento de rigidez e secagem rápidos.
3. É aplicada na base um cimento cola adequado com uma espátula dentada (6 x 6 mm). Para conseguir uma melhor aderência inicial em caso de colagem na área da parede, recomendamos a aplicação de uma camada de contacto no lado traseiro de DITRA-HEAT (dupla colagem).
4. A DITRA-HEAT, previamente cortada à medida, é totalmente incorporada com o geotêxtil na cola aplicada e imediatamente pressionada na cola com a ajuda de uma talocha ou um rolo de pressão, trabalhando num sentido. Deve prestar-se atenção ao tempo em aberto. Em caso de colocação de material em rolo, é aconselhável alinhar a DITRA-HEAT com precisão logo durante o assentamento e aplicá- -la bem esticada puxando ligeiramente. A grelha de corte Easycut reduz o esforço de contrapressão ao mínimo. Para aplicações na parede, recomenda- se a utilização de material em placa devido ao melhor manuseamento. As membranas ou faixas são colocadas lado a lado com juntas.
5. Para evitar danos na DITRA-HEAT colocada ou que esta se solte da base, recomenda-se protegê-la contra sobrecarga mecânica, por exemplo, com tábuas de passagem (especialmente no centro de passagem para transporte de material).
Instalação dos cabos de aquecimento
6a. Na instalação na área do pavimento, os cabos de aquecimento podem ser colocados imediatamente após a colagem da membrana de desacoplamento DITRA-HEAT com a ajuda de uma talocha ou um rolo de pressão. Na instalação na área da parede, os cabos de aquecimento são colocados após ter sido atingida uma adesividade suficiente. Os cabos de aquecimento não devem estar em contacto nem cruzar-se.
6b. Na área da extremidade da linha soldada deve ser disponibilizado um entalhe adequado.
Nota: com o sistema de teste de cabos DITRA-HEAT-E-CT é possível realizar uma medição contínua da resistência dos cabos elétricos de aquecimento DITRA-HEAT-E-HK durante toda a fase de instalação. Em caso de danos, o instalador é informado através de um sinal acústico.
7. Na área do pavimento:
As distâncias entre os nódulos da membrana de desacoplamento são de 3 cm. O intervalo de colocação na área do pavimento é de
• 9 cm (a cada três nódulos – corresponde a 136 W/m²)
e não deve ser inferior.
A escolha de intervalos mais pequenos, especialmente na área do pavimento, pode provocar sobreaquecimento e danos na estrutura do edifício.
Durante os trabalhos de colocação, é necessário garantir, se possível, que os cabos de aquecimento não sejam pisados diretamente.
8. Na área da parede:
O intervalo de colocação na área da parede pode ser escolhido consoante a superfície disponível, a temperatura da superfície pretendida e a potência de aquecimento necessária, entre
• 6 cm (a cada 2 nódulos – corresponde a 200 W/m²) e
• 9 cm (a cada 3 nódulos – corresponde a 136 W/m²)
9. A transição do cabo de aquecimento para a linha de ligação (acoplamento) está marcada com uma impressão, conforme ilustrado. O acoplamento tem ainda um autocolante "Transição/ Connection". No curso restante da linha de ligação encontra-se a impressão "FRIO/COLD". Este termístor de coeficiente de temperatura positivo (4 m) deve ser colocado diretamente numa caixa de derivação até ao regulador. O termístor de coeficiente de temperatura positivo pode ser encurtado até, no máx., 1,00 m à frente do acoplamento. Não é permitido encurtar o cabo de aquecimento.
10. Depois de colocar e verificar o cabo de aquecimento de acordo com o manual de montagem de DITRA-HEAT-E, podem ser colocados os materiais de revestimento mediante o método de camada fina com um cimento cola adequado aos requisitos do revestimento. É aconselhável preencher as cavidades da membrana de desacoplamento com o lado liso da talocha dentada (o cabo de aquecimento e os acoplamentos devem estar totalmente envolvidos em cimento cola) e aplicar o cimento cola com os dentes para a colocação dos azulejos numa só operação. A profundidade dos dentes da espátula deve ser ajustada ao formato da cerâmica para uma incorporação total no cimento cola. Deve ser observado o tempo em aberto de colocação do cimento cola.
11. Relativamente às juntas de dilatação como juntas de delimitação de campo, perimetrais e de ligação, devem ser observadas as respetivas indicações nesta folha de dados.
Nota: o cimento cola instalado em conjunto com DITRA-HEAT e o material de revestimento devem ser adequados para a área de aplicação correspondente e cumprir os requisitos necessários. O primeiro aquecimento de DITRA-HEAT-E pode ser realizado, no mínimo, 7 dias após a conclusão da construção do revestimento.
Impermeabilização com Schlüter®-DITRA-HEAT
Com a impermeabilização cuidadosa das juntas da membrana e das ligações a componentes de instalação e a componentes verticais, DITRA-HEAT permite criar uma impermeabilização garantida imediatamente por baixo do revestimento cerâmico.
Em conformidade com uma aprovação exigida na Alemanha, DITRA-HEAT possui um abP (certificado de inspeção geral a nível de estrutura) e está assinalado com a marcação Ü. Classe de carga de humidade conforme abP: 0 - B0 e A.
Schlüter-DITRA-HEAT possui, conforme ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), uma aprovação europeia (ETA = European Technical Assessment) e está assinalada com a marcação CE. Classe de carga de humidade conforme ETAG 022: A.
Para áreas em que é necessário trabalhar com conformidade CE ou de acordo com o abP (certificado de inspeção geral a nível de estrutura), apenas devem ser utilizados cimentos cola verificados para o sistema.
Os cimentos cola e os respetivos certificados de inspeção podem ser consultados no endereço indicado nesta folha de dados. Deste modo, Schlüter-DITRA-HEAT protege a base de colocação contra danos provocados pela penetração de humidade e por substâncias agressivas. Para as ligações da membrana, as áreas de juntas são cobertas com cola vedante Schlüter-KERDI-COLL-L e coladas com Schlüter-KERDI-KEBA com mín. 12,5 cm de largura em toda a superfície.
Para a impermeabilização de ligações de pavimento/parede, KERDI-KEBA é colado ao pavimento sobre DITRA-HEAT e, na área da parede, diretamente à base, na respetiva largura. A cobertura das faixas de impermeabilização deve ser, no mín., de 5 cm. As ligações a componentes de instalação fixos, como elementos de portas e janelas em metal, madeira e plástico também podem ser criadas corretamente com KERDI-KEBA. Para tal, Schlüter-KERDI-FIX é aplicado primeiro nas superfícies a colar dos componentes de instalação. A largura restante é colada com KERDI-COLL-L em toda a superfície de DITRA-HEAT.
A adequação de KERDI-FIX ao respetivo material do componente de instalação deve ser verificada. Em juntas de dilatação ou juntas de separação estruturais existentes, DITRA-HEAT deve ser separada e colada com Schlüter-KERDI-FLEX nas juntas de topo. Os cabos de aquecimento não podem ser passados por juntas de dilatação e de contração.
KERDI-FLEX também deve ser utilizado para remates perimetrais flexíveis. Em alternativa, também pode ser utilizado KERDI-KEBA, caso se forme um anel adequado.
Informação sobre escoamentos de pavimento:
Com Schlüter-KERDI-DRAIN e Schlüter-KERDI-LINE, foi desenvolvido um sistema de escoamento especial para a ligação a impermeabilizações conjuntas. Schlüter-DITRA-HEAT pode ser instalada de forma rápida e segura utilizando as juntas de ligação KERDI.
Regulador:
Os cabos de aquecimento do sistema DITRA-HEAT apenas podem ser utilizados com os termóstatos DITRA-HEAT-E.