logo

Schlüter®-FINEC

Aplicação e função

Schlüter-FINEC é um perfil de remate de alta qualidade para a formação de arestas exteriores de revestimentos cerâmicos ou superfícies de argamassa e reboco. Schlüter-FINEC protege a aresta do revestimento, inclusivamente em pastilhas de vidro, contra as agressões mecânicas e cria um acabamento bastante elegante e discreto.

Schlüter-FINEC é um perfil de remate de alta qualidade em alumínio anodizado. Schlüter-FINEC-E em aço inoxidável também é adequado para escadas como proteção de arestas estreita para cerâmica e sistemas de revestimento.

Schlüter-FINEC-SQ é um perfil de remate de alta qualidade em alumínio anodizado ou, opcionalmente, com revestimento a pó. Apresenta uma formação de cabeça simétrica quadrada e produz uma aresta visível, quadrada, de 4,5 mm de largura.

Schlüter-FINEC-SQ está disponível com alturas de 11 a 12,5 mm e 15 mm e é adequado para revestimentos de cerâmica e de pedra natural. Para a formação de um remate exterior de 3 cantos pode optar por um remate adequado entre a gama Schlüter-QUADEC com uma altura de 4,5 mm.


Schlüter®-FINEC

Instalação

1. Schlüter-FINEC deve ser escolhido em função da altura do azulejo (para a proteção de superfícies de argamassa e reboco foi desenvolvido o perfil de alumínio particularmente baixo com A = 2,5 mm).

2. O perfil deve ser pressionado na camada de cola e alinhado com a aba de fixação trapezoidal perfurada (no caso de superfícies de argamassa e reboco próximas, o perfil deve ser colocado previamente sobre a superfície adesiva adequada).

3. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada.

Formação de cantos FINEC-AE/-TS/-AC/-E 

4. Na área do perfil, os azulejos circundantes devem ser cortados a 45°. Na versão com cantos exteriores de 3 lados devem ser aplicadas, primeiro, em toda a superfície as peças pré-fabricadas do conjunto de canto, utilizando cimento cola. Aqui, os passos de trabalho devem ser respeitados da seguinte forma:

  • 1) Peça de canto esquerda (1 perfuração trapezoidal),
  • 2) Peça de canto direito (2 perfurações trapezoidais),
  • 3) Peça de canto inferior (3 perfurações trapezoidais),
  • 4) Em seguida os perfis são cortados ao comprimento e instalados.

Formação de cantos FINEC-SQ

4. Na área do perfil, os azulejos à volta devem ser cortados a 45º. Em caso de realização de cantos exteriores de 3 faces devem ser utilizados cantos adequados a partir do programa de perfis Schlüter-QUADEC com 4,5 mm de altura.

5. Os azulejos devem ser pressionados no cimento cola e alinhados de forma a ficarem ao nível da aresta superior do perfil. Os azulejos devem ser aplicados em toda a área do perfil. Deixar uma junta de aprox. 1,5 mm até ao perfil.

6. Preencher as juntas entre o perfil e a cerâmica na totalidade com argamassa para juntas.

7. Nas superfícies sensíveis deve-se trabalhar com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade originada por argamassa ou cimento cola deve ser removida imediatamente, em particular em alumínio.


Schlüter®-FINEC

Material

O perfil está disponível nas seguintes versões:

  • E = aço inoxidável V2A nº material 1.4301 = AISI 304
  • AE = alumínio anodizado natural mate
  • TS = alumínio lacado com relevo
  • AC = alumínio lacado

Características dos materiais e áreas de aplicação:
Schlüter-FINEC é fabricado numa série de materiais e revestimentos distintos. Deve ser verificada caso a caso a possibilidade de utilização do perfil em determinadas condições químicas ou mecânicas. As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais.

Schlüter-FINEC-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável, V2A (material 1.4301). É particularmente adequado para aplicações que, além de uma elevada resistência a esforços mecânicos, também exigem resistência a produtos químicos, como, por ex., substâncias ácidas ou alcalinas e agentes de limpeza. O aço inoxidável também não é resistente a todas as substâncias químicas.  

Substâncias como ácido clorídrico e ácido fluorídrico ou determinadas concentrações de cloro ou sal podem provocar danos. Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Por esse motivo, as esperadas solicitações especiais devem verificadas de antemão.

Schlüter-FINEC-AE /-SQ-AE (alumínio anodizado): o alumínio apresenta uma superfície aperfeiçoada devido à camada anodizada que não se altera com a utilização normal. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. O alumínio é sensível a meios alcalinos.

Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio).

Por isso, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica em toda a sua superfície, evitando, desta forma, a acumulação de água nas cavidades.

Schlüter-FINEC-AC/-FINEC-SQ-AC (alumínio lacado):
O alumínio é pré-tratado (cromado) e revestido com tinta em pó de poliuretano. O revestimento não perde a cor e é resistente a raios UV e a intempéries. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos.

A gama FINEC-TS/FINEC-SQ-TS (alumínio lacado com relevo) consiste de superfícies com características naturais (para mais propriedades, ver FINEC-AC/SQ-AC).


Schlüter®-FINEC

Notas

Schlüter-FINEC não necessita de manutenção nem de cuidados especiais. Em superfícies delicadas deve evitar-se o uso de produtos de limpeza abrasivos. Os danos na camada anodizada só podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.

O aço inoxidável fica mais brilhante se for aplicado um polimento cromado ou um produto brilhante semelhante. As superfícies de aço inoxidável expostas a intempéries ou a substâncias agressivas deverão ser limpas regularmente com produtos de limpeza suaves. A limpeza regular não só ajuda a manter o aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os produtos de limpeza não podem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve-se evitar o contacto com outros metais, por exemplo, aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Também se deve evitar o uso de ferramentas para eliminar os restos de cimento, por exemplo, espátulas ou escovas de aço. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP


Schlüter®-FINEC

Síntese de produtos


<a name='a'></a>Schlüter®-FINEC-AE

O Schlüter-FINEC-A é um perfil terminal de alta qualidade em aço revestido ou alumínio anodizado para os cantos externos de revestimentos cerâmicos, mosaicos de vidro ou superfícies de argamassa de espátula e reboco. O perfil protege a aresta do revestimento contra danos mecânicos e forma um canto elegante e estreito.

<a name='a'></a>Schlüter®-FINEC-AE


Schlüter®-FINEC-AE/ES


Schlüter®-FINEC-AC

N.º do art. juntamente com cores (p. ex. ES / F 25 MBW)

* Cores: MBW
** Cores: MBW - MGS


Schlüter®-FINEC-AC/ES

N.º do art. juntamente com cores (p. ex. ES / F 25 MBW)

* Cores: MBW
** Cores: MBW - MGS

Nota:
O conjunto de canto é composto por três peças.


<a name='e'></a>Schlüter®-FINEC-E

O Schlüter-FINEC-E é um perfil terminal de alta qualidade em aço inoxidável para os cantos externos de revestimentos cerâmicos, mosaicos de vidro ou superfícies de argamassa de espátula e reboco. O perfil protege a aresta do revestimento contra danos mecânicos e forma um canto elegante e estreito. O perfil protege a aresta do revestimento contra danos mecânicos e forma um canto elegante e estreito.

<a name='e'></a>Schlüter®-FINEC-E


Schlüter®-FINEC-E/ES

Nota:
O conjunto de canto é composto por três peças.


<a name='ts'></a>Schlüter®-FINEC-TSI

O Schlüter-FINEC-TS é um perfil terminal de alta qualidade em alumínio com acabamento estruturado para os cantos externos de revestimentos cerâmicos, mosaicos de vidro ou superfícies de argamassa de espátula e reboco. O perfil protege a aresta do revestimento contra danos mecânicos e forma um canto elegante e estreito.

<a name='ts'></a>Schlüter®-FINEC-TSI


Schlüter®-FINEC-TSC


Schlüter®-FINEC-TSBG


Schlüter®-FINEC-TSB


Schlüter®-FINEC-TSSG


Schlüter®-FINEC-TSG


Schlüter®-FINEC-TSOB


Schlüter®-FINEC-TSLA


Schlüter®-FINEC-TSDA


Schlüter®-FINEC-TSR


Schlüter®-FINEC-TS/ES

Nota:
O conjunto de canto é composto por três peças.

Complementar nº do art. com superfície (p. ex. ES / F 45 TSSG)
* Superfícies: TSB - TSBG - TSC - TSDA - TSG - TSI - TSLA - TSOB - TSR - TSSG


<a name='sq'></a>Schlüter®-FINEC-SQ-AE

<a name='sq'></a>Schlüter®-FINEC-SQ-AE


Schlüter®-FINEC-SQ-TSI

Schlüter®-FINEC-SQ-TSI


Schlüter®-FINEC-SQ-TSC

Schlüter®-FINEC-SQ-TSC


Schlüter®-FINEC-SQ-TSBG

Schlüter®-FINEC-SQ-TSBG


Schlüter®-FINEC-SQ-TSB

Schlüter®-FINEC-SQ-TSB


Schlüter®-FINEC-SQ-TSSG

Schlüter®-FINEC-SQ-TSSG


Schlüter®-FINEC-SQ-TSG

Schlüter®-FINEC-SQ-TSG


Schlüter®-FINEC-SQ-TSOB

Schlüter®-FINEC-SQ-TSOB


Schlüter®-FINEC-SQ-TSLA

Schlüter®-FINEC-SQ-TSLA


Schlüter®-FINEC-SQ-TSDA

Schlüter®-FINEC-SQ-TSDA


Schlüter®-FINEC-SQ-TSR

Schlüter®-FINEC-SQ-TSR


Schlüter®-FINEC-SQ-MBW

Schlüter®-FINEC-SQ-MBW


Schlüter®-FINEC-SQ-MGS

Schlüter®-FINEC-SQ-MGS


Schlüter®-FINEC


O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Superfícies de metal
Superfícies de metal

Sinopse do "aço inoxidável" ao "alumínio anodizado bronze antigo"

Legenda

image image

= novos produtos

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto