logo

News - Iserlohn / Frankfurt - 15.03.2011

Poupar energia com cerâmica

Schlüter®-BEKOTEC-THERM

O conceito "Poupar energia com cerâmica", desenvolvido pelo gerente da federação europeia de aplicadores de cerâmica, Werner Altmayer, reúne os mais importantes comerciantes, fabricantes e ladrilhadores da Europa e as respectivas associações, bem como os parceiros de sistema da indústria, com o intuito de apresentar aos consumidores soluções para habitações saudáveis e poupança de energia com revestimentos cerâmicos. Com o inovador piso cerâmico climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM, a Schlüter-Systems também faz parte das empresas parceiras.

A humanidade aproveita desde a antiguidade a confortável radiação de temperatura e a boa condutibilidade térmica da cerâmica. Os exemplos mais conhecidos são os pisos radiantes dos Romanos, os fogões em azulejos (muito populares há já muitos séculos), mas também os pisos radiantes modernos. Enquanto parceiro desta iniciativa, a Schlüter-Systems estabelece novos padrões com o piso cerâmico climatizado BEKOTEC-THERM. Além das muitas vantagens da cerâmica enquanto material de revestimento, no caso do piso radiante, a característica mais aproveitada é a distribuição eficaz da temperatura graças à boa condutibilidade térmica já referida acima.

E os pavimentos cobertos com cerâmica podem ser aquecidos ou refrigerados com água respectivamente temperada, que passa pelos tubos instalados na construção do piso. É óbvio que a eficácia de tal superfície de aquecimento e refrigeração depende substancialmente da construção como um todo. Por um lado, é necessário ter uma reserva de água com a temperatura necessária para aquecer ou refrigerar. Por outro lado, a tarefa da superfície de aquecimento e refrigeração consiste em transformar a temperatura disponibilizada da água de uma forma o mais eficaz possível numa temperatura ambiente confortável. Ao contrário de um aquecimento constituído por radiadores, o ""aquecimento piso radiante"" não pode ser fabricado como produto industrial pronto a consumir, tendo de ser projectado e fabricado caso-a-caso em cada obra a partir de materiais de construção individuais, o que é sempre susceptível de causar problemas. E é precisamente neste aspecto que a estrutura de construção de Schlüter®-BEKOTEC-THERM oferece grandes vantagens.

Isto inclui em especial uma instalação fácil e segura, a curta duração de construção, a reduzida altura de construção e a radiação eficaz de temperatura. De uma forma geral, este tipo de construção de piso tem de cumprir três requisitos importantes: 

  • tem de cumprir as exigências colocadas a uma área útil e de suportar as solicitações inerentes à sua utilização
  • tem de temperar o ar ambiente de acordo com o estipulado
  • tem de cumprir os requisitos enquanto camada isolante para o isolamento acústico e/ou térmico.

O principal produto do sistema BEKOTEC é uma placa de uma material em forma de película ou de polistrol com uma estrutura de cones especial, que é colocada sobre as placas de um material isolante convencional. Os tubos de aquecimento são então instalados entre os cones, de forma autoblocante e respeitando as distâncias predefinidas. Em seguida, é aplicada uma argamassa de betonilha convencional ou betonilha fluidificada sobre a placa com cones, de modo a cobrir os cones e os tubos em apenas pelo menos 8 mm. Não são necessárias juntas de dilatação ou lâminas/aparas de armadura. É possível andar sobre a betonilha após aprox. 24 horas, permitindo iniciar logo a colocação da lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA ou DITRA-DRAIN pertencente ao sistema. Sobre isto pode ser colocada em seguida a tijoleira no processo de camada fina, sem necessidade de observar qualquer tempo de espera. O piso radiante pode ser colocado em funcionamento somente sete dias após a sua conclusão e a superfície do revestimento também pode ser utilizada a partir desse momento. O piso cerâmico climatizado suporta cargas de até 5 KN/m² e permanece duradouramente isento de fissuras ou outros danos - a Schlüter-Systems dá uma garantia de cinco anos para cada objecto. Uma vez que os tubos de aquecimento são cobertos em apenas 8 mm pela betonilha aplicada, isto resulta naturalmente em vantagens ao nível da técnica de aquecimento, uma vez que a transferência de calor entre os tubos de aquecimento e o revestimento cerâmico se efectuar imediatamente à superfície da betonilha. Em combinação com os canais de ar interligados da lâmina de desacoplamento entre a betonilha e a tijoleira, permite a emissão e a distribuição rápida e uniforme do calor à cerâmica. Além disso, a verdade é que a somente é necessário aquecer uma camada de betonilha relativamente pequena de menos de 30 l/m². Assim é criado um piso cerâmico climatizado eficaz e com um rápido tempo de reacção, que permite alcançar a temperatura desejada para um ambiente confortável com temperaturas de entrada na ordem de aprox. 30 °C. E quanto menor a temperatura de entrada, menor o consumo de energia. Estas baixas temperaturas permitem uma utilização ideal de fontes de energia renováveis, como a energia geotérmica com bombas de calor ou a energia solar. A temperaturas de entrada de aprox. 17 °C, a construção Schlüter®-BEKOTEC-THERM também pode ser utilizada como superfície de arrefecimento. Resumindo, a cerâmica, à parte de inúmeras outras vantagens, também se destaca como piso climatizado face a outros pavimentos - fiel ao lema "Poupar energia com cerâmica".  Resumo de todas as vantagens: 

  • altura de construção reduzida
  • peso reduzido
  • rápido tempo de construção
  • sem juntas de dilatação na betonilha
  • sem limitação da dimensão da tijoleira
  • superfície de aquecimento e arrefecimento com um rápido tempo de reacção
  • baixo consumo de energia
  • utilização eficaz de fontes de energia renováveis
  • 5 anos de garantia para cada objecto
Transferir fotografia de imprensa

Transferir fotografia de imprensa

A Schlüter-Systems é um parceiro activo da iniciativa "Poupar energia com cerâmica"

Transferir fotografia de imprensa

Transferir fotografia de imprensa

O sistema Schlüter®-BEKOTEC-THERM convence pela instalação simples e rápida.

Transferir fotografia de imprensa

Transferir fotografia de imprensa

O inovador piso cerâmico climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM promete "Mais prazer com tijoleira!" para toda a família.

Transferir fotografia de imprensa

Transferir fotografia de imprensa

Durante a colocação, os tubos de aquecimento são fixados na placa com cones.

Transferir fotografia de imprensa

Transferir fotografia de imprensa

Em seguida, a betonilha é aplicada sobre a construção, que no caso do sistema BEKOTEC-THERM requer uma altura de apenas 8-32 mm.

O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?