logo

Schlüter®-RENO-U/-RAMP/-RAMP-K

Aplicação e função

Schlüter®-RENO-U/-RAMP são perfis para a união contínua de pavimentos de diferentes alturas, por exemplo, na área de transição de cerâmica para alcatifa. Além disso, protege eficazmente as arestas adjacentes do revestimento. O separador da junta forma uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica.

Schlüter®-RENO-U já comprovou a sua resistência em áreas sujeitas a fortes solicitações (entradas para garagens e pavilhões, centros comerciais, etc.). A superfície visível inclinada de Schlüter®-RENO-U forma, consoante a altura do perfil, um ângulo de aprox. 17° a 25° e termina (excepto com A = 35 mm) com um rebordo de encosto com 4 mm de altura. Isto permite prevenir a formação de um degrau onde se pode tropeçar entre revestimentos com alturas diferentes.

Schlüter®-RENO-RAMP deve ser utilizado de preferência em áreas que estão sujeitas a solicitações muito elevadas, como transportes de superfície. Devido à inclinação plana – consoante a altura do perfil de aprox. 5° a 10° – e ao rebordo afilado, o perfil é especialmente adequado para a passagem com empilhadores ou carros elevadores. Com Schlüter®-RENO-RAMP também podem ser formadas transições contínuas do pavimento em áreas que têm de estar adaptadas a deficientes.

Schlüter®-RENO-RAMP-K é um perfil sem ângulo de fixação e com uma inclinação de aprox. 8° e pode ser colado para a compensação posterior da altura entre o material de revestimento e a base.


Schlüter®-RENO-U/-RAMP/-RAMP-K

Instalação

  1. Escolher Schlüter®-RENO-U/RAMP de acordo com a espessura da cerâmica.
  2. Preencher a cavidade na parte inferior do perfil com cimento cola.
  3. Aplicar cimento cola com uma talocha dentada onde o revestimento de cerâmica deve ser limitado.
  4. Schlüter®-RENO-U/RAMP deve ser comprimido e alinhado com a aba de fixação trapezoidal perfurada na camada de cola.
  5. Aplicar com a espátula cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada.
  6. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser incorporada em toda a superfície da área do perfil.
  7. A cerâmica é aplicada no separador da junta, garantindo, assim, uma junta uniforme de 1,5 mm. Nos perfis em aço inoxidável e latão é deixada uma junta com aprox. 1,5 mm de largura.
  8. A área da junta entre a cerâmica e o perfil deve ser completamente preenchida com argamassa para juntas.


Instalação de Schlüter®-RENO-RAMP-K:

As bases sobre as quais se pretende colocar Schlüter®-RENO-RAMP-K têm de ser sempre verificadas quanto a se são aptas, como, p. ex., quanto a se são planas, têm capacidade de carga, estão limpas, são compatíveis, etc. Devem ser removidos da superfície os componentes que impeçam a aderência. Na área de transição deve ser aplicada uma cola adequada para cerâmica ou argamassa de resina epoxi, a parte inferior do perfil deve ser preenchida com cola e, em seguida, o perfil deve ser assente por completo.


Schlüter®-RENO-U/-RAMP/-RAMP-K

Material

Schlüter®-RENO-U está disponível nos seguintes materiais:

  • E = aço inoxidável V2A (material n.º 1.4301 = AISI 304)
  • EB = aço inoxidável escovado
  • A = alumínio
  • M = latão
  • AE = alumínio anodizado natural mate

Schlüter®-RENO-RAMP e RAMP-K estão disponíveis no seguinte material:

  • AE = alumínio anodizado natural mate

Características do material e áreas de aplicação:

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificado com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros factores esperados.

Schlüter®-RENO-MU são perfis em latão. Não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas. São adequados para suportar elevadas cargas mecânicas. O latão é resistente à maioria das substâncias químicas que entram em contacto com um revestimento cerâmico.

Nas áreas visíveis livres dos perfis em latão forma-se uma camada de óxido devido à ação do ar, o que provoca um escurecimento da superfície. A ação da humidade ou de substâncias agressivas pode levar a uma maior oxidação e à formação de manchas na superfície do perfil.

Schlüter®-RENO-AU são perfis em alumínio. Também não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas. Deve ser verificada a sua adequação para o meio químico esperado. O alumínio é sensível a substâncias alcalinas.

Cimentos em conjunto com humidade têm uma ação alcalina e, dependendo da concentração e tempo de atuação, podem provocar corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, argamassa e materiais para juntas devem ser removidos imediatamente de áreas visíveis. O perfil deve ser totalmente integrado na camada de contacto com o ladrilho para que não seja possível que água alcalina se acumule em cavidades.

Caso existam requisitos mais elevados a nível visual, estão disponíveis superfícies de alta qualidade e pós-tratadas dos Schlüter®- RENO-AEU/-EBU.

Os Schlüter®-RENO-AEU/-RAMP em alumínio anodizado apresentam uma superfície enriquecida com uma camada anodizada que não sofre alterações com uma utilização normal. A superfície pode ser danificada por substâncias agressivas ou ação abrasiva. Cimento-cola, argamassa ou materiais para juntas podem atacar a superfície, pelo que deve ser removida imediatamente qualquer sujidade. De resto, aplicam-se as informações referentes ao alumínio.

Os Schlüter®-RENO-EU/-EBU são compostos por aço inoxidável 1.4301 (V2A) e são especialmente adequados para aplicações que requeiram não só uma elevada resistência mecânica, mas também resistência a influências químicas, por ex., devido a produtos de limpeza ácidos ou alcalinos. O aço inoxidável também não é resistente a todas as substâncias químicas.

Substâncias como ácido clorídrico e ácido fluorídrico ou determinadas concentrações de cloro ou sal podem provocar danos. Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Por esse motivo, é necessário averiguar atempadamente as substâncias químicas esperadas.


Schlüter®-RENO-U/-RAMP/-RAMP-K

Notas

Os perfis não requerem qualquer tipo de manutenção ou cuidados especiais. A camada de oxidação no latão ou alumínio pode ser removida com um limpa-metais normal. Esta camada surgirá novamente após algum tempo. Os danos na camada de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada. As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar livre ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular não só ajuda a manter uma aspecto brilhante do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, p. ex. aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, p. ex. para remover resíduos de argamassa. Se necessário, recomendamos a utilização do polimento para limpar perfis em aço inoxidável Schlüter®-CLEAN-CP.


Schlüter®-RENO-U/-RAMP/-RAMP-K


<a name='reno-u'></a>Schlüter®-RENO-U

Schlüter®-RENO-U é um perfil para a transição contínua de pavimentos de diferentes alturas. O separador da junta forma uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica. Schlüter®- RENO-EU, -EBU e MU não possui separador da junta.

<a name='reno-u'></a>Schlüter®-RENO-U


Schlüter-RENO-AU


Schlüter-RENO-AEU


Schlüter-RENO-EU


Schlüter-RENO-EBU


<a name='reno-ramp'></a>Schlüter®-RENO-RAMP

Schlüter®-RENO-RAMP é um perfil para a transição contínua entre o pavimento cerâmico sujeito a elevadas agressões e um material de pavimentação adjacente inferior. Mediante o separador da junta forma-se uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica.

<a name='reno-ramp'></a>Schlüter®-RENO-RAMP


<a name='reno-ramp-k'></a>Schlüter®-RENO-RAMP-K

Schlüter®-RENO-RAMP-K é um perfil para a transição contínua entre pavimentos cerâmicos sujeitos a cargas elevadas e materiais de revestimento adjacentes baixos. O perfil pode ser colado para uma posterior compensação de altura entre o material de revestimento e a base.   

<a name='reno-ramp-k'></a>Schlüter®-RENO-RAMP-K


Schlüter®-RENO-U / -RAMP

Vídeos

Disfrute dos nossos vídeos demonstrativos dos nossos produtos, assim como das áreas de aplicação possíveis.

 


Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento em linha instalação ao centro




Colocação de tijoleira em chuveiros com escoamento em linha instalação na parede




O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Superfícies de metal
Superfícies de metal

Sinopse do "aço inoxidável" ao "alumínio anodizado bronze antigo"

Legenda

image image

= novos produtos

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto