Aplicação e função
Schlüter-DITRA 25 é uma lâmina de polietileno com nódulos quadráticos recortados em forma de cauda de andorinha dotada de um geotêxtil no seu verso.
Schlüter-DITRA 25 em conjunto com revestimentos de cerâmica é utilizada como camada de impermeabilização, camada de compensação da pressão de vapor em caso de humidade proveniente do substrato e camada de desacoplamento de bases problemáticas.
A base tem de ser plana e resistente. Para a colagem da DITRA 25, aplica-se um cimento cola sobre a base com uma talocha dentada (recomendação 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm). DITRA 25 é colada em toda a superfície do geotêxtil do lado traseiro, sendo este mecanicamente fixado na cola. Deve ser observado o tempo em aberto da cola. O revestimento cerâmico é aplicado diretamente sobre a DITRA 25 pelo método de camada fina correto de acordo com os regulamentos aplicáveis, com o cimento cola fixado aos nódulos quadráticos recortados na membrana da DITRA 25.
Resumo das funções:
a) Desacoplamento
Schlüter-DITRA 25 desacopla o revestimento da base, neutralizando assim as tensões entre a base e o revestimento cerâmico que resultam das diferentes mudanças na forma. As fissuras devido ao esforço na base também são tapadas e não são transferidas para o revestimento cerâmico.
b) Impermeabilização
Schlüter-DITRA 25 é uma lâmina de polietileno impermeabilizante com uma estanqueidade à difusão de vapor de água relativamente alta. Com uma instalação correta nas juntas e nos remates de parede e ligações aos componentes de instalação, a DITRA 25 permite criar uma impermeabilização conjunta com o revestimento cerâmico. Schlüter-DITRA 25 está conforme a norma UNE 13802 “Regras gerais para a execução de revestimentos cerâmicos aderidos”*.
Classe de carga de humidade conforme ZDB: 0 a B0, bem como A e C.
Schlüter-DITRA 25 possui uma certificação europeia (ETA = European Technical Assessment) conforme ETAG 022 classe A (sistema de impermeabilização contra a água em paredes e pavimentos de interiores e exteriores) e está assinalada com a marcação CE.
Para áreas em que é necessário trabalhar com conformidade CE ou de acordo com o abP (certificado de inspeção geral a nível de estrutura), apenas devem ser utilizados cimentos cola certificados para o sistema. Os cimentos cola e os respetivos certificados de inspeção podem ser consultados no endereço indicado nesta folha de dados. Deste modo, a Schlüter-DITRA 25 protege a subestrutura contra danos provocados pela penetração de humidade e por substâncias agressivas.
c) Compensação da pressão de vapor
Schlüter-DITRA 25 permite, no caso de existir penetração de humidade das fundações, compensar a pressão de vapor através dos canais de ar inferiores que se mantêm abertos na área da estrutura de aletas.
d) Distribuição da carga (repartição de carga)
Os revestimentos cerâmicos colocados com a Schlüter-DITRA 25 na área do pavimento devem ter um tamanho mínimo de 5 x 5 cm e uma espessura mínima de 5,5 mm. Schlüter-DITRA 25 distribui as sobrecargas de circulação exercidas no revestimento cerâmico diretamente para a base através dos nódulos especiais quadráticos preenchidos com cimento cola. Deste modo, os revestimentos cerâmicos colocados sobre a DITRA 25 têm uma elevada capacidade de carga. Em caso de cargas de passagem elevadas (por ex., em espaços comerciais) e de altas cargas concentradas esperadas (por ex., pianos de cauda inteira, empilhadoras, sistemas de prateleiras), os materiais de revestimento devem ter uma espessura e estabilidade de pressão suficientes para a respetiva área de aplicação. Devem ser respeitadas as indicações e as espessuras dos revestimentos de acordo com o boletim técnico informativo da ZBD válido na Alemanha "Revestimentos de pavimento cerâmicos com elevada resistência mecânica".
Em áreas sujeitas a cargas elevadas, os mosaicos têm de ser aplicados em toda a superfície. Devem ser evitadas cargas de impacto com objetos duros em revestimentos cerâmicos.
e) União adesiva
Graças à aderência do geotêxtil ao cimento cola, e à aderência mecânica do cimento cola aos nódulos recortados, a Schlüter- DITRA 25 permite uma boa união adesiva do revestimento cerâmico à base. Deste modo, a Schlüter-DITRA 25 pode ser utilizada na parede e no pavimento. Em paredes, se necessário, podem ser aplicadas buchas de fixação.