logo

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Aplicação e função

Schlüter®-BEKOTEC é a técnica de construção segura de pavimentos, como sistema, para betonilhas flutuantes e betonilhas aquecidas sem fissuras e funcionais com revestimentos cerâmicos e em pedra natural, bem como em outros materiais.

A base deste sistema é a placa com nódulos para betonilha Schlüter®- BEKOTEC-EN 23 F, que é aplicada directamente sobre a superfície com capacidade de suporte ou por cima das placas de isolamento térmico e/ou acústico convencional. Da geometria da placa com nódulos Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F resulta uma espessura mínima da betonilha de 31 mm entre os nódulos e de 8 mm por cima dos nódulos. As distâncias entre os nódulos permitem o encaixe dos tubos de aquecimento com um diâmetro de 14 mm do sistema correspondente num quadro com 75 mm, de modo a obter uma betonilha aquecida. O pavimento radiante é fácil de regular e pode ser utilizado de forma óptima nas gamas mais baixas da temperatura, uma vez que apenas é necessário aquecer ou arrefecer uma camada de betonilha relativamente pequena (aprox. 57 kg/m2 ≙ 28,5 l/ m2 com uma cobertura de 8 mm).

A retracção que ocorre na betonilha durante o endurecimento é reduzida de forma modular no quadro dos nós. Assim é prevenido que a deformação da retracção afecte toda a superfície. Por esse motivo, é possível prescindir de juntas de retracção e de dilatação. Assim que a betonilha de cimento estiver acessível, é possível colar a lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA (em alternativa: Schlüter®-DITRA-DRAIN 4 ou Schlüter®-DITRA-HEAT) (betonilha de gesso ≤ 2 CM-%). A cerâmica ou as placas de pedra natural são colocadas directamente por cima desta lâmina, mediante o método de camada fina. As juntas de dilatação na camada do revestimento devem ser formadas com Schlüter®-DILEX, respeitando as distâncias necessárias exigidas em circunstâncias normais.

Quando a betonilha atingir a humidade residual necessária, será possível aplicar revestimentos resistentes a fissuras, como parquet ou alcatifas, directamente por cima da betonilha.


Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Instalação

  1. Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F é aplicado em superfícies planas e com uma capacidade de suporte adequada. Os desnivelamentos devem ser compensados previamente com betonilha ou com um material de aterro aglutinante. Se necessário, devem ser colocados isolamentos adicionais adequados por baixo da superfície, observando sempre os requisitos sobre o isolamento acústico e/ou o isolamento térmico. Se existirem cabos ou tubos colocados por cima da superfície de suporte, o isolamento acústico exigido de acordo com a norma DIN 18560-2 deve ser efectuado, de forma contínua e cobrindo toda a superfície, por cima da camada de compensação. Na escolha do isolamento adequado deve ser respeitada a compressão máxima permitida CP4 (≤ 4 mm). Se a altura máxima de instalação não for suficiente para efectuar um isolamento acústico em poliestireno ou fibra mineral, será possível obter um melhoramento considerável do isolamento acústico através da utilização de Schlüter®-BEKOTEC-BTS, com uma espessura de apenas 5 mm.
  2. Devem aplicar-se tiras laterais Schlüter®- BEKOTEC-BRS 808 KSF com uma espessura de 8 mm nos bordos do pavimento junto a paredes verticais ou outras instalações. O pé de apoio adesivo integrado na tira lateral possui uma fita adesiva na parte superior e inferior para fixação. Mediante a colagem à base ou à camada de isolamento superior e a tensão prévia da base de apoio, a tira lateral é comprimida contra a parede. Com a colocação da placa com nódulos Schlüter®-BEKOTEC sobre a base adesiva é formada uma ligação que fixa a placa na base e previne que a betonilha fluidificada passe por baixo durante a instalação.
  3. As placas com nódulos Schlüter®- BEKOTEC-EN 23 F têm de ser cortadas para se ajustarem à zona lateral. Para ligar as placas BEKOTEC basta sobrepor e encaixar as filas de nódulos. Na zona de portas e na área de distribuição pode ser utilizada a placa de compensação lisa Schlüter®-BEKOTEC-ENFG para simplificar a passagem de tubos. Esta placa é colocada por baixo das placas com nódulos e fixa com fita adesiva de dupla face. A régua de ligação de tubos autocolante Schlüter®-BEKOTEC-ZRKL permite a passagem exacta de tubos nesta área. Pode ser necessário fixar as placas na base. Isto pode ser necessário se as forças restauradoras dos tubos forem muito elevadas (por exemplo, em espaços pequenos com raios de tubos estreitos). A fixação pode ser efectuada com a fita adesiva de dupla face Schlüter®-BEKOTEC-BTZDK66.
  4. Para obter o piso radiante Schlüter®-BEKOTEC-THERM é possível encaixar os tubos de aquecimento pertencentes ao sistema com um diâmetro de 14 mm entre os nódulos recortados. As distâncias entre os tubos devem ser escolhidos de acordo com a potência de aquecimento necessária, com base nos gráficos da potência de aquecimento de Schlüter®-BEKOTEC.
  5. Na sequência da colocação da betonilha aplica-se betonilha de cimento fresca da classe de resistência CT-C25-F4 (ZE 20) ou betonilha de gesso CA-C25-F4 (AE 20) na placa com nódulos. Essa camada deve cobrir a betonilha com uma espessura mínima de 8 mm. A resistência à flexão da betonilha da classe F5 não pode ser excedida. A espessura da camada da betonilha pode ser reforçada até no máximo 25 mm sobre os nódulos para compensar a altura. Para prevenir uma transmissão de som entre duas divisões, é necessário separar a betonilha nestes locais com o perfil de juntas de dilatação Schlüter®-DILEX-DFP.
  6. Assim que seja alcançada uma resistência inicial suficiente que permita pisar a betonilha de cimento, pode proceder-se à colagem da lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA (em alternativa: Schlüter®-DITRA-DRAIN 4 ou Schlüter®-DITRA-HEAT) sob respeitando as recomendações de colagem constantes da folha de dados do produto 6.1 (em alternativa: 6.2 ou 6.4. As betonilhas de gesso podem ser acedidas assim que seja alcançada uma humidade residual ≤ 2 CM-%.
  7. Pode ser aplicado diretamente sobre a lâmina de desacoplamento um revestimento em cerâmica ou pedra natural segundo no processo de camada fina. O revestimento por cima da lâmina de desacoplamento deve estar dividido em campos por juntas de dilatação segundo as regras em vigor. Para formar as juntas de dilatação devem ser utilizados os perfis de juntas de dilatação Schlüter®- DILEX-BWB, BWS, KS ou AKWS (ver as informações sobre o produto 4.6 - 4.8 e 4.18).
  8. O perfil para movimento angular Schlüter®-DILEX-EK ou RF deve ser montando como junta de bordo flexível na área da transição solo/parede (ver as informações sobre produtos 4.14). Primeiro deve ser separada a saliência da tira lateral Schlüter®-BEKOTEC-BRS.
  9. Se se utilizar o piso de cerâmica climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM como piso radiante, o pavimento poderá ser aquecido 7 dias após a conclusão da construção. Começando com 25 °C, a temperatura de entrada pode ser aumentada diariamente no máximo 5 °C até atingir a temperatura de utilização.
  10. Os materiais de revestimento resistentes a fissuras (p. ex. parquê, alcatifa ou pavimentos sintéticos) são aplicados diretamente sobre a betonilha BEKOTEC, sem a lâmina de desacoplamento. A altura da betonilha deve ser ajustada à respectiva espessuras dos materiais. Para além das directivas de instalação em vigor, deve ser observada a humidade residual permitida da betonilha que corresponde ao revestimento escolhido.

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Material

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F é fabricada em lâmina para estampagem de polietileno resistente à pressão e é adequada para a utilização de betonilha de cimento aplicada convencionalmente da classe de resistência CT-C25-F4 (ZE 20) ou de betonilha de gesso CA-C25-F4 (AE 20), bem como para betonilha fluidificada.

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Notas

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F, -ENFG, -BRS e -BTS, não apodrecem e não necessitam de manutenção ou de cuidados especiais. A placa com nódulos em polietileno deve ser protegida devidamente, antes e durante a aplicação da betonilha, contra danos causados por solicitações mecânicas, por exemplo, através da colocação de tábuas.

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F


Schlüter-BEKOTEC-EN23F

1 placa (1,08 m²) = unidade de entrega mais pequena

Nota:
O sistema BEKOTEC-EN-F pode ser montado sobre isolamento térmico ou acústico. Encontra mais informação detalhada no nosso manual técnico.
Tiras laterais:
Para a placa com nódulos para betonilha EN 23 F deve ser utilizada uma tira lateral BRS 808 KSF.


Schlüter-BEKOTEC-ENFG

Área útil: 127,5 x 97,5 cm = 1,24 m²

O conjunto contém:
1 placa de compensação
6 m fita adesiva de dupla face


Schlüter®-BEKOTEC-EN 2520 / -EN 1520 PF

Vantagens do sistema Schlüter®-BEKOTEC

  • Compromisso de garantia:

Respeitando as condições de montagem e usando corretamente o revestimento, a Schlüter-Systems concede uma garantia de cinco anos para a adequação de utilização e isenção de danos da estrutura do revestimento.

  • Revestimento sem fendas:

O sistema BEKOTEC está concebido de forma que as tensões contidas da betonilha sejam reduzidas modularmente na grelha da cinta de nós. Prescinde-se da inserção de um reforço construtivo.

  • Construção sem deformações:

A construção do revestimento criada pelo sistema BEKOTEC no estado de utilização está livre de tensões próprias, pelo que está praticamente excluída a ocorrência de deformações na superfície. Isto aplica-se igualmente a stress por alteração de temperatura por ex. em betonilhas aquecidas.

  • Betonilha sem juntas:

Pode prescindir-se de juntas de dilatação na betonilha, uma vez que a betonilha no sistema BEKOTEC System reduz as tensões ocorridas uniformemente em toda a superfície.

  • Juntas de expansão no grelha de juntas do revestimento cerâmico ou de placas:

No caso do sistema BEKOTEC, o sistema consegue adaptar as juntas de expansão no decurso da colocação do revestimento cerâmico ou de placas à grelha de juntas selecionada do revestimento, pois não é necessário respeitar juntas de separação da betonilha no revestimento superior. Basta respeitar as regras gerais para a medição dos remates de campos.

  • Rapidez de instalação:

A betonilha criada pelo sistema BEKOTEC pode ser revestida logo após a permissão de acessibilidade com cerâmica, pedra natural ou pedra sintética com a ajuda da membrana de desacoplamento. Ao montar um piso radiante é possível aquecer logo 7 dias após a conclusão do revestimento.

  • Altura de construção reduzida:

Na versão do sistema BEKOTEC são poupados até 37 mm de altura relativamente à betonilha de aquecimento conforme a DIN 18 560-2.

  • Consumo reduzido de material:

No caso de uma cobertura de betonilha de 8 mm são necessários apenas aprox. 57 kg/m² ≙ 28,5 l /m² de camada de betonilha. Uma vantagem que abate ao cálculo estático.

  • Piso radiante de reação rápida:

Uma estrutura de revestimento fabricada conforme o sistema BEKOTEC juntamente com um piso radiante reage mais rapidamente a alterações de temperatura comparativamente a betonilhas de aquecimento convencionais, pois uma medida claramente inferior é aquecida ou arrefecida. O piso radiante pode, por isso, ser transferido para o modo de baixa temperatura de forma a poupar energia.
 


Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Dados técnicos

  1. Tamanho dos nódulos: aprox. 20 mm nódulos pequenos aporx. 65 mm nódulos grandes Distância de colocação: 75 mm Tubos de aquecimento do sistema: Ø 14 mm Os nódulos apresentam uma saliência para segurar os tubos de aquecimento sem recorrer a qualquer fixação.
  2. Ligações: Para ligar as placas de nódulos basta sobrepor e encaixar uma fila de nódulos.
  3. Área útil: 1,2 x 0,9 m = 1,08 m2 Altura das placas: 23 mm
  4. Embalagem: 10 unidades/caixa = 10,8 m2 O tamanho das caixas é de aprox. 1355 x 1020 x 195 mm.

Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F

Produtos complementares do sistema

Placa de compensação
A placa de compensação Schlüter®-BEKOTEC-ENFG é utilizada na zona de portas e na zona do colector de circuitos, para facilitar a ligação e reduzir os cortes da placa nessas zonas. Ela consiste numa película lisa em polietileno que é colada com a fita adesiva de dupla face fornecida por baixo das placas com nódulos para efectuar a ligação.

Medidas: 1275 x 975 mm
Espessura: 1,2 mm

Régua de ligação de tubos
Schlüter®-BEKOTEC-ZRKL é uma régua de ligação de tubos que serve como guia seguro dos tubos p. ex. na área de ligação sobre a placa de compensação. As réguas de ligação têm uma fita autocolante que permite uma fixação duradoura.

Comprimento: 20 cm, guias para tubos: 4 unids.

Fita adesiva de dupla face
Schlüter®-BEKOTEC-BTZDK66 é uma fita adesiva de dupla face para fixar a placa com nódulos sobre a placa de compensação e, se necessário, na base.

Rolo: 66 m, altura: 30 mm, espessura: 1 mm

Tira lateral
Schlüter®-BEKOTEC-BRS/KSF é uma tira lateral em polietileno alveolar com poros fechados com um apoio adesivo que apresenta do lado superior e inferior uma fita adesiva para fixação. A colagem da tira lateral ao solo e a tensão prévia da base de apoio faz com que a tira lateral seja comprimida contra a parede. Com a colocação da placa com nódulos Schlüter®-BEKOTEC sobre a base adesiva é formada uma ligação que fixa a placa na base e previne que a betonilha fluidificada passe por baixo durante a instalação.

Rolo: 25 m, altura: 8 cm, espessura: 8 mm

Isolamento acústico
Schlüter®-BEKOTEC-BTS é um isolamento acústico com 5 mm de espessura em polietileno alveolar com poros fechados para a colocação por baixo de Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F. A utilização de Schlüter®-BEKOTEC-BTS permite obter um isolamento acústico significativamente melhor. Pode ser utilizado quando não se dispõe da altura necessária para a instalação de um isolamento acústico de poliestireno ou fibra mineral com uma espessura suficiente. Rolo: 50 m, largura: 1,0 m, espessura: 5 mm

Perfil de juntas de dilatação
Schlüter®-DILEX-DFP é um perfil de juntas de dilatação para a instalação na zona da porta para prevenir pontes acústicas. O revestimento em ambos os lados e a tira autocolante permitem uma aplicação direita.

Comprimento: 1,00 m, altura: 60 / 80 / 100 mm, espessura: 10 mm
Comprimento: 2,50 m, altura: 100 mm, espessura: 10 mm


Schlüter®-BEKOTEC-EN 23 F


O seu contacto na Schlüter-Systems:

Aveiro Business Center
Rua da Igreja, n. 79
N.ª Sr.ª de Fátima
3810-744 Aveiro
Telf.: (00351) 234 720 020
Fax: (00351) 234 240 937
Email: info@schluter.pt

image
Contacte-nos!

Tem perguntas ou sugestões?

Pode obter informações adicionais importantes

sobre os nossos produtos e respetivas variantes aqui:

Legenda

image image image

= Easycut

= Easyfill

= Estampagem do raio

 

Dimensões:
H = altura
L = comprimento
B = largura

Embalagem:
PL = embalagem de europaletes
KV = embalagem em caixas
BV = embalagem em conjuntos (Todos os perfis são embalados em conjuntos de 10, a menos que seja expresso em contrário.)
P = embalagem de pacote
R = rolo
St. = conjunto 


image
Schlüter®-BEKOTEC-THERM

Tudo o que precisa de saber sobre o piso cerâmico climatizado em: