Os revestimentos em tijoleira de grés oferecem excelentes valores em todos estes pontos e permitem, adicionalmente, uma decoração individual do visual do pavimento. Mesmo assim, é frequente haver algum receio na instalação em edifícios industriais ou armazéns, uma vez que são classificados como carecendo de resistência.
Na realidade, isso é um equívoco muito comum, pois as placas cerâmicas apresentam excelentes valores no que diz respeito à resistência ao desgaste por abrasão, à resistência a óleo, ácidos ou soluções alcalinas e a características antiderrapantes, ficando à altura de todos os requisitos industriais. Se na selecção do material forem utilizadas placas adequadas com uma espessura mínima de 15 mm de grés ou clínquer, o investidor obterá um pavimento de alta qualidade com um vasto leque de possibilidades de decoração.
Para obter uma superfície duradouramente isenta de danos, é importante o revestimento cerâmico de alta qualidade ser protegido contra deformações causadas por processos de dilatação ou retracção dependentes da temperatura.
A solução segura para este problema é a lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA 25: Instalada entre a base de suporte e o revestimento de tijoleira, a lâmina neutraliza as diferenças de dilatação dependentes do material das duas camadas de construção. Para esse efeito, a lâmina de polietileno está equipada de um lado com um geotêxtil, que é comprimido por completo na argamassa de camada fina aplicada sobre a base.
O lado de cima de DITRA 25, por outro lado, possui uma estrutura quadrada com uma concavidade em V, criando em simultâneo um sistema de canais de ar que comunicam entre o geotêxtil e a membrana. Enquanto a argamassa de cola para tijoleira aplicada sobre a lâmina engata nas concavidades, os canais funcionam nos processos de movimento como zona de deformação especificamente deformável. Isto permite neutralizar as tensões que podem resultar em fendas, fissuras ou descolamento quando a colocação ocorre em conjunto. Mas Schlüter®-DITRA 25 não se limita a desacoplar as várias camadas do pavimento entre si, desempenhado funções adicionais.
Assim, os canais de ar da lâmina de desacoplamento permitem o escape controlado da humidade residual da base. Isto permite alcançar uma redução substancial do tempo de construção, uma vez que a lâmina pode ser instalada sobre a base assim que for possível andar sobre a betonilha (normalmente após aprox. 48 horas), ou seja, muito antes de ser alcançada a humidade residual normalmente necessária de, p. ex., dois por cento. A colocação da tijoleira pode ser iniciada imediatamente após a instalação da lâmina DITRA 25.
Apesar da tridimensionalidade, não é reduzida a absorção de carga, pois os quadrados preenchidos com argamassa transferem as cargas verificadas directamente para a base. Uma vez que DITRA 25 é fabricada de polietileno de alta qualidade, esta lâmina possui adicionalmente uma característica de impermeabilização, pelo que a base é protegida contra a infiltração de líquidos. A colocação do revestimento no processo de agitação aumenta adicionalmente a resistência do pavimento, uma vez que é criado um conjunto aderente perfeito com uma compactação elevada e sem cavidades.
Adicionalmente, um piso industrial revestido com tijoleira segundo este processo tem a vantagem de não ser necessário elaborar tantas juntas de dilatação, pelo que a base apresenta menos interrupções. A lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA 25 protege o revestimento de tijoleira sujeito a fortes solicitações contra danos resultantes de movimentos da base, sendo esta, por seu lado, protegida contra a infiltração de humidade. E o tempo de construção também é substancialmente reduzido, permitindo antecipar o início da produção, o que traz benefícios financeiros para o investidor. Resumidamente, a lâmina DITRA para pisos industriais oferece vantagens sob vários aspectos.